Siga o OTD

Skate

Pedro Barros volta ao palco do Mundial mirando Tóquio

Ele, Yndiara Asp e mais dez brasileiros participam de segunda etapa da corrida para os Jogos Olímpicos do ano que vem

Pedro Barros, do skate park

Doze brasileiros disputam na cidade de Nanjing, China, o torneio de slake park que conta na corrida para Tóquio 2020. O Aberto Internacional vai de quarta (17) a sexta (19) com a participação de Pedro Barros e Yndiara Asp, os dois maiores nomes do Brasil na modalidade,

Além dos dois, o Brasil vai com Isadora Pacheco, Dora Varella, Leticia Gonçalves e Victoria Bassi no feminino e Murilo Peres, Luizinho Francisco, Hericles Fagundes, Pedro Carvalho, Vi Kakinho e Felipe Foguinho.

Nanjing foi palco do primeiro Mundial de skate Park da história com chancela da World Skate em 2018, vencido por Pedro Barros em novembro.

Agora, o Aberto Internacional será a segunda etapa classificatória do skate park na primeira janela para os Jogos de Tóquio 2020. A primeira foi o Dew Tour, na Califórnia (EUA), com vitória de Pedro Barros em junho. Luizinho Francisco ficou com o quarto lugar.

“A expectativa é a melhor possível, uma vez que é um evento que vale pontos para a corrida olímpica. É a segunda etapa da primeira janela que vale pontuação. Nosso objetivo é conquistar mais pontuação para todos os atletas. Todos estão muito bem, vindo de excelentes resultados nos últimos eventos”, destaca Edgard Vovô, consultor técnico da seleção brasileira.

“Acredito que obstáculos surgem em nossas vidas para serem enfrentados e não (para) nos parar. Amanhã (quarta) vou entrar lá e fazer o meu melhor. Independente de qualquer resultado, já vou estar feliz”, comenta Hericles Fagundes que, apesar de ter fraturado um dos ossos do punho direiro – chamado escafóide – durante os treinos na China, irá competir com a região da lesão imobilizada.

Victoria Bassi, que completará 12 anos dia 22 de julho, também comentou sobre a competição. “Estou me sentindo super confiante. Estou super ansiosa. Quero representar o Brasil e curtir com as meninas, que é o que mais importa”.

Pedro Quintas lesionado

A única ausência do selecionado nacional para a competição em Nanjing ficará por conta de Pedro Quintas, com uma lesão no joelho direito. “O Pedro Quintas acabou se machucando. Então infelizmente não vai poder competir esse evento. Não foi uma lesão muito séria, mas ele vai precisar ficar um tempo sem poder andar de skate e competir. Está se resguardando para o próximo evento”, explica Edgard Vovô.

“Ele teve uma lesão parcial do ligamento cruzado posterior do joelho direito. É uma lesão para tratamento clínico, mas deve ficar aos menos seis semanas afastado das competições”, completa Maurício Zenaide, médico da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Brasil nos Jogos de Tóquio 2020

Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total em Tóquio no skate – três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.

A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 15 de setembro de 2019 e o segundo ciclo acontece de 16 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Skate