Siga o OTD

Skate

No Dew Tour, sete atletas vão à semi feminina do Street

Rayssa Leal (5ª), Vitória Mendonça (6ª) e Isabelly Ávila (7ª) passaram de fase e vão se juntar a Karen Feitosa, Leticia Bufoni, Pamela Rosa e Virgínia Fortes Águas, que já estavam classificadas.

Julio Detefon

O skate brasileiro terá sete atletas na semifinal feminina do Street no Dew Tour, que acontece nesta sexta (14). O evento cinco estrelas que acontece em Long Beach, na Califórnia (EUA), é chancelado pela World Skate para a corrida olímpica.

Rayssa Leal (5ª), Vitória Mendonça (6ª) e Isabelly Ávila (7ª) andaram muito na quinta (13) e avançaram nas quartas de final. Gabriela Mazetto (15ª) também representou o Brasil e ficou perto de alcançar uma das doze vagas em disputa.

Karen Feitosa, Leticia Bufoni, Pamela Rosa e Virgínia Fortes Águas já estavam entre as pré-classificadas para a semifinal.

Na quinta (13), o Street nacional ainda foi representado por Carlos Ribeiro (15º) e Tiago Lemos (26º) nas quartas de final. A dupla não conseguiu avançar – os doze melhores passaram.

A semifinal masculina acontece no sábado (15) com as presenças de Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo, Ivan Monteiro e Lucas Rabelo.

Park

A quinta-feira (13) do Dew Tour ainda contou com a semifinal feminina do Park. Yndiara Asp (9ª) ficou a uma posição de garantir uma das oito vagas na decisão. O Brasil ainda teve o orgulho de ser representado por Dora Varella (13ª), Victoria Bassi (15ª) e Isadora Pacheco (22ª) nas disputas.

A abertura de uma vaga permitiu a presença de Dora Varella na semifinal. A atleta finalizou as quartas de final no 14º lugar, a uma posição das 13 vagas em disputa para a semi.

No masculino, Pedro Quintas e Vi Kakinho estarão em ação nesta sexta (14) nas quartas de final.

O campeão mundial Pedro Barros, Murilo Peres e Luizinho Francisco já estão entre os pré-classificados para a semifinal, que acontece no sábado (15).

Brasil nos Jogos de Tóquio 2020

Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total em Tóquio – três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.

A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 15 de setembro de 2019 e o segundo ciclo acontece de 16 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.

Corrida olímpica do skate brasileiro agora conta com consultores técnicos Edgard Vovô (Park) e Roger Mancha (Street)

Os atletas do skate nacional que disputam a corrida olímpica para Tóquio 2020 agora contam com a experiência e o talento dos consultores técnicos Edgard Vovô (Park) e Roger Mancha (Street). A dupla foi apresentada oficialmente pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) na última segunda-feira (10), durante encontro com os atletas da seleção brasileira em Long Beach, na Califórnia (EUA).

“Estou muito feliz pelo reconhecimento e oportunidade de trabalhar na seleção brasileira e pela confiança que a CBSk e todos os atletas estão depositando em mim. É um novo ciclo que se inicia. Acredito no potencial que a seleção brasileira tem para as Olimpíadas. A gente vai ter um tempo de um ano para trabalhar. Tenho um contato muito grande e já próximo deles (atletas), pois são meus amigos. Está sendo um aprendizado tanto para mim quanto para eles todos. Isso faz com que a gente evolua no esporte. O skate está se profissionalizando e popularizando cada vez mais. Acho que posso ajudar e agregar muito aos atletas”, afirma o consultor técnico do Park, Edgard Vovô, medalhista de bronze no Big Air nos X Games.

Além dos atletas da seleção, os dois consultores se unem à equipe que já dá suporte a todos os demais brasileiros presentes nas competições do Park e do Street que somam pontos por vagas nos Jogos de Tóquio.

“O objetivo é jogar toda a expertise que tenho pela experiência como skatista profissional desde 1992, mais de 200 campeonatos, juiz de mundiais, mercado americano, indústria e ser team manager de vários atletas para fazer a melhor assessoria tanto como um consultor técnico para as competições em termos de manobra, mas também como um coach. A função do consultor técnico é dar o suporte para o atleta com uma visão muito sistêmica. Não só a parte técnica do skate, mas a vida pessoal do atleta para trazer uma perspectiva positiva nos qualifyings e até na Olimpíada para que a gente consiga o ouro e o maior número de medalhas possível”, destaca o consultor técnico do Street, Roger Mancha, bicampeão brasileiro profissional universitário.

A estreia da dupla está acontecendo essa semana, no Dew Tour – evento cinco estrelas chancelado pela World Skate como classificatório para as Olimpíadas. As disputas em Long Beach (EUA) acontecem de quarta a domingo (12 a 16 de junho).

“O evento que estamos na Califórnia será um teste para mim e para eles, vou entender melhor onde posso ajudá-los, o que eles podem extrair de mim e juntos chegarmos no objetivo final, que é trazer medalha das Olimpíadas. Estou muito feliz por fazer parte disso e pela condição que a CBSk e o COB estão dando para os skatistas brasileiros, porque a gente nunca realmente teve essa condição. Hoje, ter essa condição e poder brigar de igual para igual com outros países é muito legal e muito importante para a gente”, completa Edgard Vovô.

Mais em Skate