Siga o OTD

Skate

Cerimônia de lançamento do Mundial de park acontece em SP

Em São Paulo, governo do estado e World Skate promovem o lançamento do Mundial de skate park, que será realizado em setembro

Nesta quinta-feira (06), o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, foi palco do encontro entre entidades do governo do estado e membros importantes da comunidade do skate. A cerimônia marcou o lançamento do World Skate Park Skateboarding Championship 2019, competição de grande relevância no cenário do esporte e que servirá como um dos torneios qualificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

João Doria e Bruno Covas, governador e prefeito, respectivamente, marcaram presença e deram entrevista coletiva. Ao lado deles, Eduardo Musa, vice-presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), e patrocinadores também foram convidados, assim como o presidente da World Skate, o italiano Sabatino Aracu.

Atletas de grande visibilidade no cenário internacional também prestigiaram o evento. Com a capital paulista sendo sede do campeonato, sucesso de público e questões de retorno financeiro entram em pauta. A ideia é prosseguir com o crescimento da modalidade em solo brasileiro. Aracu, inclusive, ressaltou a importância do Brasil para o skate e elogiou o bom suporte proporcionado pela equipe da CBSk. “Não somos o futebol, o esporte mais importante do mundo. Somos o esporte favorito dos jovens. As regras são definidas por quem vive e pratica”, complementou.

Em relação ao planejamento visando a Olimpíada no Japão, Eduardo Musa explicou o procedimento realizado junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ressaltando ainda a importância das demais competências. “Desde o início de 2018 estipulamos algumas metas e criamos alguns parâmetros para ajudar os skatistas nas disputas do Circuito Mundial. Hoje, temos 21 atletas na Seleção Brasileira. Damos o suporte individual, já que cada um tem o seu planejamento (durante a temporada). Vale frisar que temos outros projetos paralelos ao projeto olímpico, que desenvolvem outras modalidades. O nosso objetivo é levar o maior número de pessoas e tivemos um crescimento muito grande no ranking mundial”, avaliou Musa.

A catarinense Yndiara Asp, um dos principais nomes da atualidade, comemorou a oportunidade de disputar em casa uma competição tão relevante. “Muito feliz de ver esse evento acontecendo no Brasil. Os eventos que eu mais gosto são os que acontecem aqui, são os que mais tem pessoas assistindo. A galera vai em peso torcer e mandar energia positiva. Os campeonatos que acontecem no Brasil são os mais inesquecíveis”.

O World Skate Park Skateboarding Championship 2019 será realizado entre 10 e 15 de setembro. A tendência é de que o Parque Estadual Cândido Portinari seja a sede do torneio. Em comparação com as outras competições classificatórias, esta contará a maior quantidade de pontos para a corrida dos Jogos Olímpicos. Após a definição do ranking mundial, prevista para maio do ano que vem, os 20 melhores colocados garantem a vaga para Tóquio, tendo um limite de três representantes por país. O Brasil tem grandes destaques tanto na categoria street quanto na categoria park, chegando forte para os desafios na capital japonesa.

Mais em Skate