Siga o OTD

Skate

Pedro Barros cai cinco vezes na final e fica em 7º em Malmoe

O brasileiro Pedro Barros não esteve em seus melhores dias neste sábado na etapa de Malmoe do Vans Park Series, o circuito mundial de park, uma das modalidades do skate que fará parte do programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Das nove vezes em que entrou na pista, só completou duas e caiu nas outras sete, cinco delas na final, terminando em sétimo lugar na classificação.

A etapa de Malmoe começou na sexta-feira com a disputa das eliminatórias. Dos 20 skatistas, apenas os oito primeiros se classificaram para as semifinais. Dois brasileiros ficaram pelo caminho. Vinícius Kakinho, que terminou em décimo lugar e Murilo Peres, que foi o 14º. Quem passou da primeira etapa se juntou aos 12 pré-classificados do Vans Parks Series, entre eles Pedro Barros, para a disputa da semifinal.

Os 20 aspirantes aos oito lugares da final deram quatro voltas cada um, sendo que apenas o melhor resultado valia para a classificação. Logo no começo seu sua primeira tentativa, Pedro Barros sofreu uma queda e somou apenas 6,89. Na segunda, no entanto, ele marcou 81,17. Depois, caiu de novo na terceira tentativa e fez 79,36 na última. O melhor resultado garantiu ao brasileiro a quarta colocação e uma vaga na final.

Vencedor da primeira etapa da temporada, disputada na Austrália, o americano Tom Scharr foi o primeiro a conseguir uma boa nota na final ao marcar 88,11 com Cory Juneau na cola com 83,57. Aí, foi a vez de Pedro Barros ir para a pista. Ele até começou bem, fazendo boas manobras, mas acabou caindo e ficando com apenas 54,10. Na sequência, o atual campeão mundial, Alex Sorgente, dos Estados Unidos, assumiu a primeira colocação com 90,56.

Com os resultados da primeira rodada, Pedro Barros era o quinto colocado e precisava de um desempenho como o que teve na etapa de Serra Negra, a segunda do circuito mundial, quando obteve 94,45 e foi campeão. Mas, sob pressão, o brasileiro sofreu outra queda e caiu para o sétimo lugar na classificação geral.

Na terceira rodada, o sueco Karl Berglind fez 86,49 para tomar o terceiro lugar de Cory Juneau e Alex Sorgente se superou e alcançou 93,54 para consolidar ainda mais a liderança. Pedro Barros tentou reagir, arriscando pesado em suas voltas, mas, tanto na terceira quanto na quarta tentativa, ele acabou caindo de novo. Como não tinha completado nenhuma volta, o brasileiro ganhou uma volta extra da organização, mas o resultado foi o mesmo: nova queda e ele conseguiu melhorar o desempenho.

Os 54,10 que Pedro Barros conseguiu na primeira volta deram a ele a sétima posição graças ao fato de Ben Hatchell ter caído também em suas quatro tentativas e somado 30,50 em sua melhor volta. Com o brasileiro fora do páreo e com Tom Schaar somando apenas 48,54 em sua última volta, o título ficou mesmo com Alex Sorgente, o atual campeão mundial, que venceu pela primeira vez na temporada 2017 do Vans Park Series.

Classificação final da etapa de Malmoe do Vans Park Series

1º. Alex Sorgente (Estados Unidos), 93,54

2º. Tom Scharr (Estados Unidos), 88,11

3º. Karl Berglind (Suécia), 86,49

4º. Cory Juneau (Estados Unidos), 85,33

5º. Oskar Hallberg (Suécia), 83,27

6º. Roman Pabich (Estados Unidos), 80,82

7º. Pedro Barros (Brasil), 54,10

8ºo. Ben Hatchell (Estados Unidos), 30,50

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Skate