Siga o OTD

Skate

Skatistas aprovam a nova pista de Park para o STU Open

Além do lançamento, a pista de Street também foi revitalizada. Evento vale pontuação dobrada e definirá atletas da Seleção Brasileira de 2019

O lançamento da novíssima pista de Park aconteceu nesta última quinta-feira (14) e serviu como abertura para os treinos oficiais do STU Open. Com nível olímpico, a pista ficará de legado para o estado do Rio de Janeiro. Logo após o lançamento, a pista foi oficialmente liberada para os atletas que disputarão o campeonato.

A obra da pista de Park foi viabilizada através de parceria público-privada. Grandes nomes do skate nacional, como Bob Burnquist, Pedro Barros, Murilo Peres e Nilo Peçanha também contribuíram para o projeto.

“A pista está demais com os verdadeiros parâmetros olímpicos, onde você tem uma área de bowl, transições menores, tem uma mistura de Street, então é tudo que o Rio de Janeiro precisava. A gente fica muito feliz por ter um evento desse nível no Brasil, pela dedicação de toda galera para viabilizar uma pista desse nível que vai ficar de legado não só para o carioca mas para todo mundo que quiser andar. Isso não tem preço. É o que o skate precisa”, disse Pedro Barros, hexacampeão mundial de Bowl e primeiro campeão mundial da modalidade Park.

“A pista está muito bem desenhada, foi muito bem construída e a gente tentou agradar a quem tem um nível técnico alto, mas também para quem está começando a praticar o skate. A localização é incrível, de frente para a praia, então está sendo um momento muito interessante de ver o crescimento do skate. Esperamos uma grande competição com os atletas utilizando todos os elementos”, disse Bob Burnquist, que além de participar da concepção, já realizou algumas manobras.

Presidente Bob Burnquist inaugura e já testa a nova pista – Julio Detefon/CBSk

Pista de Street é reformada

Além da recém-inaugurada pista de Park, a já tradicional pista de Street da Praça Duó também ganhou uma revitalização. Assim, ganhou um novo obstáculo central, que conta com elementos de transição e um novo corrimão, além de uma reforma geral.

“A praça Duó tem uma história muito antiga com o skate. A primeira pista foi construída por algumas pessoas que se juntaram e colocaram a mão na massa mesmo. Então ver tudo que está acontecendo, essa valorização do skate, uma revitalização pro Street, a construção do Park é muito incrível. Eu comecei a andar aqui, já dei aula aqui também, então estou feliz demais por ver que mais pessoas vão poder andar e conhecer a nossa modalidade através dessa praça”, comentou Vitória Mendonça, praticamente de Street, que integra a seleção brasileira de skate e é natural do Rio de Janeiro.

Programação do STU Open de Skate Park e Street

A programação do STU Open segue nesta quinta-feira (15) com a sequência dos treinos livres para ambas modalidades. Já na sexta (16) a disputa começa com o STU Latin American que dará vaga a dois atletas masculinos em cada modalidade. Os classificados se juntam aos brasileiros pré-classificados, além dos estrangeiros, no sábado (17), para a disputa eliminatória que definirá os grandes finalistas de domingo (18).

Após seis etapa válidas pelo calendário do Circuito Brasileiro, o STU Open contará com pontuação dobrada para os brasileiros para o ranking nacional. Ao final do campeonato os três melhores do ranking, mais um atleta indicado por critérios técnicos pela CBSk terão vaga garantida na seleção brasileira 2019.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Skate