Siga o OTD

Skate

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Skate

EVENTOS
Street FEM MAS

Assim como nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, o skate também fará sua estreia nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no Peru. Novidade para muitos, a modalidade será tratada na competição como parte do grupo de esportes sobre rodas, ao lado de patinação artística no gelo e patinação em velocidade no gelo.

A organização do torneio estipulou o limite de 88 atletas para a disputa dos esportes sobre rodas. Por sua vez, o skate terá 32 destes representantes, que foram divididos igualmente entre os naipes masculino e feminino. No entanto, ainda não há a definição de quantos competidores cada país poderá levar e se os resultados obtidos serão agregados na corrida olímpica.

A saga de classificação para Lima 2019 foi composta por um campeonato ao longo do ano passado, mas nenhum brasileiro atuou. O evento de skate aconteceu na capital peruana entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

Em seu site oficial, os Jogos Pan-Americanos ressaltam que o skate surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos. Desde os primórdios, a popularidade da categoria cresce no Brasil, que já conquistou resultados expressivos ao longo da história, como os títulos mundiais de Bob Burnquist. Apesar do retrospecto recente, a tendência é que os melhores atletas do ranking não participem das provas no Peru, possivelmente dando lugar para jovens talentos. O objetivo maior mira a oportunidade de fazer bonito na primeira aparição em Olimpíadas. Em caso de força máxima, brasileiros e norte-americanos largam em vantagem.