Siga o OTD

Site do Handebol

Rogério faz seis e Vardar conquista a Champions League

Brasileiro foi um dos destaques na vitória da equipe macedônica sobre o Telekom Veszprém na final do torneio

Foto: Divulgação EHF

O Vardar, do pivô brasileiro Rogério Moraes, conquistou, neste domingo, o título da Champions League Masculina de Handebol. O troféu veio com vitória por 27 a 24 sobre a equipe húngara do Telekom Veszprém, em jogo realizado na cidade alemã de Colônia.

É o segundo título de Champions League da equipe macedônica. Rogério anotou seis gols na partida deste domingo e saiu de quadra como um dos artilheiros da decisão. É, também, o segundo troféu do brasileiro no torneio.

O jogo

A primeira etapa teve como destaque o ataque do Vardar. Logo no início de jogo, o posicionamento ofensivo da equipe macedônica permitiu que Rogério marcasse três dos quatro primeiros gols do time na partida.

Com a demora do Telekom Veszprém para encaixar a marcação, o Vardar aproveitou para abrir vantagem no fim do primeiro tempo, terminado em 16 a 11 para a equipe macedônica.

A diferença foi por água abaixo no início da segunda etapa, quando uma sucessão de erros ofensivos do Vardar permitiu que o Veszprém entrasse novamente na partida, diminuindo a desvantagem para apenas um gol no minuto 39 de jogo.

A partir de então a partida assumiu uma rotina até o apito final: Sempre que o Veszprém diminuía a diferença para um gol, o Vardar respondia e desgarrava novamente, sem deixar o time húngaro empatar.

No fim, três bolas de vantagem para a equipe macedônica, que havia vencido a Champions pela última vez em 2017. O Telekom Veszprém acumula, agora, quatro vice-campeonatos da competição e segue sem conquistar a torneio mais importante da Europa.

https://twitter.com/ehfcl/status/1135250149469564928

Além de Rogério, Kentin Mahe, do Veszprém, também marcou seis gols na partida. Pelo lado do Vardar, Dainis Kristopans, com quatro gols, foi outro destaque.

Trocando de camisa

A partida deste domingo marcou, também, a última de Rogério Moraes com a camisa do Vardar. O jogador – que já era o único brasileiro a ter vencido a Champions League – defenderá justamente o Telekom Veszprém a partir da próxima temporada.

Rogério era um dos poucos remanescentes da conquista da Champions de 2017 pelo Vardar. O elenco atual da equipe foi construído sob um orçamento bem mais limitado do que o de dois anos atrás, apostando em jogadores de menor renome internacional.

Barcelona em terceiro

Após sofrer a virada para o Vardar na semifinal do sábado, o Barcelona, do brasileiro Thiagus Petrus, venceu o Vive Kielce por 40 a 35 neste domingo e ficou com a terceira posição da Champions.

Thiagus, que já havia sido expulso na semifinal, acabou excluído também na partida deste domingo, dessa vez pelo acúmulo de três suspensões de dois minutos.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Site do Handebol