Siga o OTD

Site do Handebol

Vardar, de Rogério, avança para a final da Champions

Equipe macedônica consegue virada histórica contra o Barcelona, de Thiagus Petrus, na semifinal da Champions League Masculina de Handebol

Foto: Divulgação EHF

Em uma das viradas mais eletrizantes da história da Champions League Masculina de Handebol, a equipe macedônica do Vardar superou o Barcelona, neste sábado, na cidade alemã de Colônia, na semifinal da competição. O time do pivô Rogério Moraes bateu o Barça, do também brasileiro Thiagus Petrus, por 29 a 27 e avançou para a final do torneio de clubes mais importante da Europa.

O Barcelona, que entrou em quadra como o favorito entre as equipes que alcançaram o final four da competição, chegou a ter seis gols de vantagem a menos de 15 minutos para o fim do jogo, mas viu o adversário passar à frente nos minutos finais.

Entre os brasileiros, Rogério Moraes – além da presença defensiva que é de praxe – anotou quatro gols e foi um dos principais jogadores do Vardar na partida. Thiagus Petrus, outro jogador reconhecido pela defesa, anotou dois gols, antes de tomar um cartão vermelho nos minutos finais da partida.

O jogo

Cotado como favorito para a vitória, o Barcelona assumiu o controle da partida no primeiro tempo. Com um ataque que não tinha problemas para passar pela forte defesa do Vardar, o Barça fechou a primeira etapa com 16 a 9 no placar.

O início do segundo tempo dava sinais de que a partida seguiria no mesmo ritmo. Com 40 minutos jogados, o Barça tinha sete gols de frente no marcador.

O ponto de virada do Vardar veio com uma sequência de erros ofensivos do Barcelona. Enquanto o time espanhol abusava de arremessos desperdiçados – principalmente com Lasse Andersson, em dia infeliz – a equipe macedônica aproveitou para tirar a diferença.

A dificuldade do Barcelona era tanta que, do minuto 45 ao 58, a equipe anotou apenas um gol. Com o momento todo a favor, o Vardar aproveitou para passar à frente a menos de dois minutos do fim e fechar o jogo com dois gols de vantagem.

Com 10 gols marcados, o letão Dainis Kristopans foi o destaque do Vardar na partida. Pelo lado do Barcelona, Aleix Gomez fez nove.

Adversário da final

Na decisão, o Vardar enfrentará a equipe húngara do Telekom Veszprém, que bateu o polonês Vive Kielce por 33 a 30, neste sábado, na outra semifinal.

O Vardar ganhou a Champions League Masculina de Handebol pela única vez em 2017. Já o Telekom Veszprém foi vice três vezes da – sendo a última delas em 2016 – mas nunca levantou o troféu da competição.

A final ocorre neste domingo, na cidade alemã de Colônia, a partir das 13h (horário de Brasília).

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Site do Handebol