Siga o OTD

Site do Handebol

Bruna de Paula comenta sobre a temporada na França e seleção

Brasileira Bruna de Paula falou com exclusividade ao Olimpíada Todo Dia sobre seu momento no Fleury Loiret, da França

Bruna de Paula pelo Fleury Loiret no francês de handebol
Divulgação LFH

Com 96 gols em 17 partidas, a armadora-central Bruna de Paula foi uma das destaques brasileiras na Europa nos últimos meses. A atleta do handebol de 22 anos, que atua pelo clube francês do Fleury Loiret, falou com o Olimpíada Todo Dia sobre a temporada e as expectativas com a seleção brasileira.

Bruna chegou no Fleury Loiret em 2016, após ter participado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 com a seleção brasileira. Desde então, vem evoluindo a cada ano.

“Para mim, jogar na França está sendo muito bom. Já é minha terceira temporada aqui e eu acho que já progredi bastante no handebol”, disse Bruninha. “Eu acho que o primeiro ano foi o mais complicado, por conta da adaptação e da língua. Mas o segundo ano foi bem melhor e, agora, no terceiro ano, já posso falar que estou bem adaptada com o campeonato, com o time e com o técnico”.

 

View this post on Instagram

 

🗼PARIS 🗼

A post shared by Bruna De Paula (@brunapaula96) on

Na atual temporada, Bruna chegou a ficar de fora de cinco rodadas no início da Liga Francesa. “Eu fiquei um período sem jogar porque tive uma lesão no cotovelo, mas quando voltei, já voltei com tudo. Tentei não pensar na lesão”.

Mesmo com menos jogos que a maioria das jogadoras na competição, Bruna encerrou a temporada regular como a 10ª maior artilheira da Liga Francesa. Levando em conta apenas arremessos de quadra – sem contar os tiros de sete metros – a brasileira foi a segunda que mais anotou gols, atrás apenas da eslovena Ana Gros, do Brest Bretagne.

“Acho que se deve ao meu esforço, porque desde que eu me lesionei eu não parei em nenhum momento. E com certeza à minha equipe também, que me ajudou muito”, disse a jogadora.

Eliminação apertada

Na última semana, o Fleury Loiret foi eliminado por apenas um gol nas quartas de finais da Liga Francesa. Após se classificar para os playoffs na sexta colocação, a equipe de Bruninha caiu para o Nice com um empate por 25 a 25 em casa e uma derrota por 25 a 24 no ginásio do adversário.

“Infelizmente a gente perdeu por um gol. Foi um jogo muito bom, mas infelizmente não conseguimos a classificação”, revelou a brasileira. “Satisfeitas acho que é difícil falar, porque só estaríamos satisfeitas com a vitórias, mas estamos bem felizes com o trabalho que fizemos”.

“A gente lutou até o final e acho que a nossa equipe cresceu muito no decorrer do campeonato. Tivemos alguns momentos difíceis, mas crescemos bastante como equipe e agora vamos brigar pela quinta colocação”, completou.

Sobre o desempenho pessoal, Bruna de Paula também se mostrou contente: “Individualmente posso falar que foi uma temporada positiva. Eu aprendi bastante jogando ao lado de jogadoras que eu não estava acostumada. Me adaptei rápido. No campeonato posso falar que foi meu melhor ano no Fleury, então estou feliz com a temporada que fiz”.

Seleção em crescimento

Mesmo jovem, Bruna de Paula já está acostumada a vestir a camisa de seleção brasileira. Além de passagens pelas equipes de base, disputou o Mundial adulto em 2015 e a Olimpíada do Rio.

No quadrangular amistoso disputado pela seleção brasileira em março, na Espanha, foi a artilheira da competição.

“Posso falar que estamos numa crescente. Não falo que é um trabalho novo, mas que tem muito a crescer. É um processo de renovação, mas acho que a gente está no caminho certo e acredito que vamos progredir muito mais ainda”, afirmou a atleta, que disse já ter pensamentos sobre o Pan de Lima.

“Quero acabar a temporada aqui, fazer o meu melhor e conquistar o quinto lugar. Mas, mesmo sem querer, a gente já faz planos para o futuro, e meu plano agora é focar na seleção, para os Jogos Pan-Americanos, que é muito importante para nós, por conta da classificação para os Jogos Olímpicos. Porém, primeiramente, estou dando meu melhor no clube e, por consequência disso, espero também dar o meu melhor pela seleção”.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Site do Handebol