Siga o OTD

Site do Handebol

Times de brasileiras vencem nas quartas da Champions

Rostov-Don, de Mayssa e Ana Paula, e Gyor ETO, de Duda Amorim, ficaram mais próximos do Final Four

Divulgação Rostov-Don

As equipes das brasileiras Mayssa, Ana Paula e Duda Amorim largaram na frente no confronto de ida das quartas de finais da Champions League Feminina de Handebol. Rostov-Don e Gyor ETO venceram fora de casa neste domingo e deram um passo importante rumo ao Final Four do torneio.

A equipe russa do Rostov-Don, que conta com as brasileiras Mayssa e Ana Paula no elenco, foi até a Hungria e bateu o FTC por 29 a 26. A goleira Mayssa participou do jogo com cinco defesas em 23 arremessos (22%), enquanto Ana Paula, voltando de lesão, não foi relacionada.

Já o time húngaro do Gyor ETO, de Duda Amorim, fez 29 a 28 sobre o dinamarquês Odense, na Dinamarca. Duda Amorim fez um gol em quatro arremessos. O Odense é a equipe da ponta-direita brasileira Jéssica Quintino. A atleta, no entanto, está afastada das quadras por conta da gravidez.

Experiência russa prevalece contra juventude húngara

O Rostov-Don tinha uma difícil missão contra uma das sensações da temporada na Europa. A experiência, no entanto, se vez valer no momento decisivo e colocou o Rostov-Don mais próximo das semifinais.

Com um ataque muito mais alinhado do que nas últimas rodadas do main round, o Rostov-Don abriu 8 a 5 nos primeiros 13 minutos de partida. Abusando da força física das pivôs Maya Petrova e Ksenia Makeeva, além das variações de jogadas de Lois Abbingh e Iulia Managarova, a equipe visitante achou o caminho para entrar na defesa do FTC.

O FTC, apostando nas jovens armadoras Noémi Háfra e Katrin Klujber, ainda conseguiu encostar no placar no fim do primeiro tempo, encerrado em 14 a 13 para o Rostov-Don.

No início da segunda etapa o FTC até chegou a passar à frente do placar, mas logo viu o Rostov-Don assumir novamente a liderança e entrar nos 10 minutos finais com três gols de vantagem, diferença que se manteve até o apito final.

Iulia Managarova foi a artilheira do time visitante, com sete gols. Pelo lado do FTC, Noemi Hafra e Katrin Klujber também marcaram sete cada. O resultado manteve o tabu do FTC, que não vence o Rostov-Don desde 2012.

Gyor ETO chega a abrir oito gols

O Gyor ETO comandou a partida contra o Odense durante todo o primeiro tempo, terminado em 18 a 13 para a equipe húngara. O time visitante ainda chegou a ter 25 a 17 no placar aos oito minutos da segunda etapa, dando a impressão que encaminharia a classificação sem dificuldades.

A reação do Odense, no entanto, veio em seguida. Com oito gols consecutivos, o time da casa empatou o jogo em 25 a 25, e chegou até a virar para 27 a 26, em um ótimo momento da armadora-esquerda Ingvild Bakkerud.

Com seis minutos para o fim do jogo, o Gyor ETO ainda conseguiu acordar e buscar a virada, que deu á equipe uma bola de vantagem para o jogo da volta, na Hungria.

Ingvild Bakkerud marcou 11 gols para o Odense e foi a artilheira da partida. Pelo lado do Gyor ETO, Stine Oftedal fez oito gols, enquanto Nycke Groot anotou sete.

Jogos de volta

As partidas de volta das quartas de finais acontecem no próximo sábado, dia 13 de abril. Além dos confrontos de Gyor ETO e Rostov-Don, mais duas partidas movimentaram o fim de semana na Champions Feminina de Handebol: a equipe francesa do Metz venceu o romeno CSM Bucaresti por 31 a 26 na sexta, enquanto o montenegrino Buducnost recebe o norueguês Vipers Kristiansand ainda neste domingo.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Site do Handebol