Siga o OTD

Site do Handebol

Vardar, de Rogério, conquista o título da Seha League

Equipe da Macedônia venceu pela quinta vez o torneio mais importante do sudoeste europeu

Foto: Divulgação Seha League/ Sasa Pahic Szabo / kolektiffimages

O Vardar, do brasileiro Rogério Moraes, conquistou nesta quarta-feira o título da Seha League de Handebol, competição regional que reúne as principais equipes do sudoeste europeu. A equipe macedônica bateu o PPD Zagreb, da Croácia, por 26 a 23, na cidade bielorrussa de Brest.

É o terceiro título seguido do Vardar na competição e o quinto do clube na história do torneio, que reuniu equipes de Belarus, Croácia, Macedônia, Sérvia, Eslováquia, Bósnia e Romênia na temporada 2018/19.

O pivô Rogério Moraes acabou expulso aos 15 minutos de partida na decisão, por conta de uma falta alta. A decisão da arbitragem foi bastante contestada pelo jogador brasileiro. Rogério deixou a quadra com um arremesso e nenhum gol marcado no jogo.

Expulsão de Rogério na Seha League (Foto: Montagem/Divulgação Seha League)

O jogo

Vardar e PPD Zagreb reeditaram a final de 2018 da competição, em que o time macedônico jogava em casa e levou a melhor por 26 a 24. Desta vez, em terreno neutro para as duas equipes, o Vardar voltou a vencer.

Na final desta quarta-feira, o time de Zagreb foi melhor durante os primeiros 20 minutos de jogo, chegando a ter três gols de vantagem durante o primeiro terço para partida.

Quando o Vardar passou à frente, no entanto, foi para não largar mais. Com uma sequência inspirada do armador-esquerdo alemão Christian Dissinger, o Vardar conseguiu abrir 14 a 11 ainda no primeiro tempo, antes de ir para o vestiário com 14 a 12 no marcador.

No segundo tempo o PPD Zagreb resistiu durante 15 minutos, sem deixar que o adversário colocasse mais de dois gols de frente. Quando o Vardar finalmente abriu, no entanto, não teve mais volta. Após chegar a ter 24 a 19 no placar, o time de Rogério fechou o jogo com três bolas de vantagem.

O gigante letão Dainis Kristopans, de 2,15m, foi o artilheiro da partida, com sete gols marcados para o Vardar. Destaque também para Stas Skube e Timur Dibirov, com cinco gols cada para o time campeão. Pelo lado do Zagreb, Luka Mrakovcic anotou quatro gols.

Melhor campanha

O título coroa o time de melhor campanha durante o torneio. Na primeira fase, o Vardar venceu 14 jogos e sofreu quatro derrotas, ficando com a primeira posição geral. Na semifinal da terça-feira, a equipe venceu o dono da casa Meshkov Brest por 25 a 23.

O Vardar ainda está vivo, também, na Champions League. A equipe terá pela frente o húngaro Pick Szeged nas quartas de finais da competição, que ocorrem nos dias 25 de abril e 5 de maio.

Rogério no torneio

O pivô brasileiro Rogério terminou a temporada da Seha League com 25 gols marcados (aproveitamento de 83%) em 10 jogos realizados. Em outra estatística de destaque, Rogério sofreu nove faltas que resultaram em tiros de sete metros.

Em relação aos cartões, o vermelho da final foi a única exclusão do brasileiro na competição. Nos dez jogos que disputou, Rogério teve dois cartões amarelos e duas penalidades de dois minutos.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Site do Handebol