Siga o OTD

Rúgbi

Federação define processo de qualificação para Copa de 2023

Federação explicou quantas vagas cada continente terá e como elas serão obtidas para a Copa do Mundo de 2023, na França

Copa do Mundo de Rúgbi 2023 - Rúgbi - Torneio Final de Qualificação
Copa do Mundo de Rúgbi será na França, em 2023 (Alaor Filho/Exemlplus/COB)

A World Rugby (Federação Internacional de Rúgbi) definiu como será o processo de classificação para a Copa do Mundo de Rúgbi, marcada para 2023, na França.

Doze equipes já asseguram suas vagas na França-2023, após terminarem nos três primeiros postos de seus respectivos grupos na Copa do Mundo de Rúgbi 2019. Assim, as oito vagas restantes serão determinadas por um processo de eliminatórias regionais.

Try do amor: A história de Isadora Cerullo e Marjorie Enya

O processo será concluído, assim, com um Torneio Final de Qualificação com quatro equipes, em novembro de 2022, para determinar o último classificado para a Copa do Mundo.

As datas dos eventos em 2021 ainda serão anunciadas. As equipes já classificadas são: África do Sul, Inglaterra, Nova Zelândia, País de Gales, Japão, França (anfitrião), Austrália, Irlanda, Escócia, Itália, Argentina e Fiji.

Vagas regionais

América: a América qualificará duas equipes diretamente para a Copa do Mundo até setembro de 2022. A terceira melhor equipe da região participará do Torneio Final de Qualificação.

Europa: o atual Campeonato da Europa de Rugby dará duas vagas, com as duas melhores equipes em março de 2022 se classificando diretamente. E a terceira colocada irá para o Torneio Final de Qualificação.

África: o vencedor da Copa da África de Rugbi de 2022 se qualificará diretamente e a equipe vice-campeã irá para o Torneio Final de Qualificação.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Ásia: o vencedor do Asian Men Rugby Championship de 2021 jogará um playoff contra o segundo melhor da Oceania, em casa e fora. O vencedor se classificada e o perdedor para o Torneio Final de Qualificação.

Oceania: um playoff em casa e fora entre Tonga e Samoa em 2021 determinará o classificado direto da Oceania para a Copa do Mundo. O perdedor jogará com vencedor da Oceania Rugby Cup 2021 no país da equipe mais bem classificada. O vencedor disputa o playoff com a Oceania.

Torneio Final de Qualificação: o torneio de novembro de 2022 contará com quatro equipes jogando em formato parecido com pontos corridos. O vencedor se classifica, assim, para a Copa do Mundo de 2023.

Mais em Rúgbi