Siga o OTD

Coronavírus

Nova Zelândia libera eventos com público após coronavírus

Com a permissão concedida por Jacinda Ardern, primeira-ministra do país, o jogo de Rúgbi do próximo sábado entre Highlanders e Chiefs será com torcida

Nova Zelândia Rúgbi Coronavírus
Torneio de rúgbi será o primeiro evento esportivo com a presença de público após o coronavírus (Phil Walter/NZR)

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, informou nesta segunda-feira (8) que o país eliminou a transmissão do coronavírus, já que cumpre o 17º dia sem novos casos. Por esse motivo, a governante interrompeu as restrições sociais e econômicas, portanto, já está confirmado que no próximo sábado (13) será realizado o primeiro evento esportivo com a presença de público em torneio de rúgbi.

+ Surfistas declaram suas paixões e elogiam eternos namorados

Em comunicado, Mark Robinson, chefe-executivo do NZR (New Zealand Rugby), confirmou que os ingressos estarão à venda a partir desta segunda. O Super Rugby Aotearoa reunirá os cinco clubes neozelandeses que disputam o Super Rugby, um dos eventos mais importantes do mundo. Eles se enfrentarão em confrontos de ida e volta nas próximas dez semanas.

“O Super Rugby Aotearoa será a primeira competição profissional de rugby do mundo a permitir o regresso maciço de fãs na era do coronavírus, quando voltar no sábado em Dunedin”, divulgou a Federação de Rugby da Nova Zelândia. Sem restrições quanto ao tamanho do público, Highlanders e Chiefs poderão entrar em campo com arquibancadas lotadas.

+ Governadora aponta quarentena e acordo de viagem para Tóquio

“Estamos incrivelmente orgulhosos e agradecidos por ser a primeira competição esportiva profissional do mundo a poder colocar nossas equipes na frente dos torcedores novamente. Será uma competição muito especial e única e é apropriado que os neozelandeses agora tenham a chance de fazer parte dela”, comemorou Mark Robinson, chefe-executivo da NZR, entidade de rúgbi da Nova Zelândia.

Sem restrições após 75 dias de quarentena rígida

Nova Zelândia Coronavírus Rúgbi
O Super Rugby Aotearoa começa no próximo sábado (Phil Walter/NZR)

A vida da população neozelandesa volta ao normal a partir desta segunda com a autorização de eventos públicos e privados e outros serviços que estavam proibidos. A liberação para uma retomada sem restrições foi anunciada em entrevista coletiva pela primeira-ministra Jacinda Ardern. Por enquanto, somente o controle de fronteira seguirá e quem entrar no país vai continuar em isolamento e manter a quarentena na chegada.

+ Pandemia adia planos de expansão da Escola de Campeãs

“Estamos confiantes de que eliminamos a transmissão do vírus na Nova Zelândia por enquanto, mas a eliminação não é acaso, é um esforço sustentado. Embora o trabalho não esteja concluído, não há como negar que este é um marco. Obrigada, Nova Zelândia”, disse. “Precisamos avançar com cautela. Ninguém quer prejudicar os ganhos que a Nova Zelândia obteve”, acrescentou Ardern.

A Nova Zelândia ficou 75 dias com restrições, sendo cerca de sete semanas de uma quarentena rigorosa, em que a maioria das empresas foi fechada e todos, exceto trabalhadores essenciais, tiveram que ficar em casa. O país registrou 1.154 infecções e 22 mortes por coronavírus desde que a doença chegou ao território no final de fevereiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Durante a crise por conta do vírus, o governo da Nova Zelândia liberou uma ajuda financeira de U$ 157 milhões (R$ 778 milhões atualmente) para auxiliar o esporte a superar as dificuldades com recursos por causa da pandemia. O rúgbi é uma das modalidades mais praticadas e vitoriosas do país situado na Oceania.

Mais em Coronavírus