Siga o OTD

Rúgbi

Campeonato Brasileiro masculino de XV deste ano é cancelado

Medida foi tomada em consenso com os doze clubes participantes e é consequência das incertezas impostas pelo cenário de pandemia

Brasileiro de Rugby XV masculino cancelamento são josé rugby campeão 2019
Em 2019, o campeonato teve 13 equipes e foi vencido pelo São José Rugby (Fabio Lapa/São José Rugby)

O Campeonato Brasileiro de Rugby XV masculino deste ano, marcado para ocorrer entre abril e outubro, não vai ocorrer. O cancelamento foi motivado, principalmente, pelo cenário de incertezas quanto às medidas de isolamento social no combate à pandemia do novo coronavírus.

O anúncio foi feito na quinta-feira (28) pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), organizadora da competição, que informou ainda ter o aval de todos os doze clubes amadores que participam e representam os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Por ser um esporte de contato, o rugby é mais vulnerável ao contágio. Também não sabemos concretamente como e quando será a liberação das atividades em cada Estado. Isso inviabiliza a logística de transporte interestadual, por exemplo. Assim, preferimos nos adaptar e nos concentrar nos protocolos de retorno ao jogo de forma gradativa, com poucos atletas e sem contato, seguindo protocolos de identificação, distanciamento e desinfecção em consonância com regras municipais e estaduais. O objetivo é permitir uma volta prudente aos gramados para não expor a riscos desnecessários os cerca de 700 atletas e equipes técnicas envolvidos na competição. Nosso planejamento agora é organizar o tradicional torneio no próximo ano em condições normais, assim esperamos”, esclarece o CEO da CBRu, Jean-Luc Jadoul.

Prazo curto

A entidade considera não ser possível executar todos os recursos captados dentro de um calendário menor, de três a quatro meses, e isto compromete a prestação de contas ao governo federal e às empresas patrocinadoras.

Outra questão que embasou a decisão do cancelamento do Brasileiro de Rugby XV masculino é a dificuldade dos clubes para retomar os treinamentos em curto prazo e se apresentar competitivos.

+ Amadorismo e questão geográfica atrapalham rúgbi no Norte

“O condicionamento físico é um desafio quando temos um prazo curto de tempo e treinamento. Além disso, sabemos que as equipes voltarão a treinar em momentos diferentes em função das regras de distanciamento de cada região. Não podemos expor os atletas com menor tempo de retorno ao treino a contusões pois os jogos são de alta intensidade”, complementa Jean-Luc. Segundo ele, cada clube gasta em torno de R$ 50 mil ao longo da competição e muitos dependem de recursos de prefeituras que, hoje, estão sendo destinados para combater a Covid-19.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os 12 clubes que participariam do Campeonato Brasileiro de Rugby XV deste ano: Jacareí Rugby (Jacareí/SP), Poli Rugby (São Paulo/SP), São José Rugby (Sao José dos Campos/SP), SPAC (São Paulo/SP), Pasteur (São Paulo/SP), Tornados (Indaiatuba/SP), Curitiba Rugby (Curitiba/PR), Pé Vermelho (Londrina/PR), Serra Gaúcha (Caxias do Sul/RS), Charrua (Porto Alegre/RS), Farrapos (Bento Gonçalves/RS) e Desterro (Florianópolis/SC).

Mais em Rúgbi