Siga o OTD

Coronavírus

Seleção de sevens adapta treino físico em meio à quarentena

Coordenador de preparação física e capitã das Yaras contam como está sendo a nova realidade da seleção em meio ao coronavírus

Seleção Feminina rúgbi Sevens - Coronavírus - Tóquio - Quarentena - World Rugby Sevens Series -
Seleção feminina já está classificada para Tóquio (Foto: Divulgação/CBRu)

Assim como a maioria dos atletas ao redor do mundo, a seleção feminina de rúgbi sevens vem adaptando seus treinamentos em meio à quarentena, medida de combate à pandemia de coronavírus. Todos os atletas de alto rendimento da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) estão treinando em casa desde 16 de março e há a preocupação em se manter em forma em ambientes confinados. Por isso, a comissão técnica criou um planejamento diário para minimizar os prejuízos físicos.

“O mais importante agora é ter um equilíbrio mental e fazer exercícios seguros. Fizemos um cronograma diário viável para todos os atletas e usamos os fins de semana para recuperação. Por ser uma situação extrema que pode ir até julho, precisamos evitar lesões e estresse”, explicou, Aristide Guerriero, coordenador de Preparação Física da CBRu.

+Colada no caos, patinadora brasileira relata clima nos EUA

O roteiro inclui exercícios simulados de fortalecimento, potência, estabilização, agilidade, corrida e condicionamento com habilidades técnicas do rúgbi sevens, tais como passes, giro de corpo, adaptação de tackle (derrubada do oponente com a posse de bola), encaixe de quadril, apresentação e coordenação com a bola.

https://twitter.com/brasilrugby/status/1246082267413467136
Claro que há espaço para levar a quarentena em alto astral

As meninas da seleção também reservam um tempo para analisar vídeos de jogos e movimentação tática e todas participam de sessões online de pilates e fisioterapia. “Reservamos os momentos de lazer para relaxar porque os treinos têm sido bem exaustivos. Mas sempre damos um jeito de seguir as adversárias nas redes e conferir o que elas estão fazendo”, contou Raquel Kochhann, a capitã das Yaras, que está em quarentena em uma casa com mais quatro jogadoras.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O coordenador, Aristide Guerriero, também falou sobre o adiamento dos Jogos Olímpicos pelo coronavírus para o ano que vem e destacou “uma certa vantagem” já que terão quase um ano e meio para se preparar para as Olimpíadas de Tóquio.

A CBRu vem promovendo bate-papos em suas redes sociais com a participação de Aristide e Raquel para esclarecer dúvidas e tratar de assuntos importantes sobre o atual momento.

Vale lembrar que seleção feminina já está classificada para os Jogos e a masculina ainda disputará uma vaga em um torneio de repescagem, com data a ser definida.

Mais em Coronavírus