Siga o OTD

Rúgbi

Campeonato Paulista terá novo formato e novos participantes

Pasteur é o atual campeão paulista, levando o título em cima do São José.

Campeonato Paulista terá novo formato e novos participantes
crédito: divulgação FPR

A divulgação do calendário 2020 das competições da Federação Paulista de Rugby começa hoje com o anúncio da tabela oficial de jogos do Campeonato Paulista Série A, a primeira divisão estadual adulta de rugby XV.

+ RELEMBRE: SARACENS É CAMEPÃO DO RUGBY SEVENS

O Paulista de rugby contará com 8 clubes: São José, Jacareí, Pasteur, Poli, SPAC, Band Saracens e os recém promovidos Engenharia Mackenzie e Tucanos, que substituem os rebaixados Tornados (que optou por não disputar a repescagem) e Templários. Apesar de manter o número de clubes de 2019, a Série A tem novidade em seu modelo de disputas, sendo ampliada. Para 2020:

  • Na 1ª fase, todos os clubes se enfrentarão em turno único, totalizando 7 rodadas. A 1ª rodada será no dia 14 de março;
  • Os 4 primeiros colocados voltarão a se enfrentar pelo quadrangular da Taça Ouro de rugby, adicionando mais 3 rodadas;
  • Os 4 últimos colocados também farão um quadrangular final, a Taça Prata, que definirá o time rebaixado. O penúltimo colocado ainda enfrentará o vice campeão do Paulista B em repescagem de promoção e rebaixamento;
  • Os 2 primeiros colocados da Taça Ouro duelarão na grande final, marcada para o dia 19 de setembro;
  • Com isso, todos os times farão de 10 a 11 jogos;

Entre os destaques da temporada do rugby, teremos dois esperados combates logo na segunda rodada (28/03), com o Clássico Caipira entre São José e Jacareí, e a Poli recebendo a Engenharia Mackenzie, uma das maiores rivalidades do Rugby Universitário, dessa vez no principal divisão estadual. Atual campeão, o Pasteur revive a final de 2019 contra o São José no dia 6 de junho, em casa, enquanto a Poli tem a chance de vingar a derrota na final do Brasileiro para os joseenses no dia 27 do mesmo mês, em casa.

Em 2020, o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro (Super 12) serão disputados paralelamente, com rodadas das competições se intercalando. A tabela do Super 12 ainda será divulgada pela Confederação Brasileira de Rugby.

Clique aqui para ver a tabela de jogos

Mais em Rúgbi