Siga o OTD

Rúgbi

Brasil termina ano classificado para a Copa do Mundo feminina

Divulgação

No rugby, o Brasil teve um ano de início de ciclo olímpico com altos e baixos. Considerando que a tradição do país no esporte é quase nula, a classificação da seleção feminina para a Copa do Mundo, derrotando a Argentina na final, foi animadora. No entanto, as “Yaras” acabaram rebaixadas na Série Mundial. No masculino, a equipe não atuou durante o calendário e volta a jogar apenas em fevereiro de 2018.

O ano da modalidade foi dominado pela seleção feminina graças ao calendário das competições. As Yaras começaram o ano de maneira negativa, já que não conseguiram manter-se na divisão de elite da Série Mundial, após terminarem em 11º em junho. A Seleção depende de um convite para poder disputar a próxima edição do torneio.

Recuperando-se do rebaixamento, as Yaras foram muito bem no Sul-Americano. A final contra a Argentina selou a classificação para o Mundial da modalidade, que acontece em 2018. Os dois países se enfrentaram na última rodada e decidiram o título do torneio, que deu ao campeão o direito de disputar em julho do ano que vem, em São Francisco, nos Estados Unidos, a Copa do Mundo de Rugby Sevens.

Nas disputas internas, o Super Sevens, circuito brasileiro da modalidade, teve seis etapas e terminou com o título de Niterói.  A equipe carioca foi campeã da primeira etapa, mas viu o São José vencer as duas que vieram na sequência. A quarta etapa foi ganha pelo Band Saracens. Mas, nas duas últimas, Niterói mostrou sua força ao ganhar ambas para assegurar também o título geral do Super Sevens 2017.

 

As Yaras classificaram-se no Sul-Americano para a Copa do Mundo de Rugby Sevens / Divulgação

Pelo masculino, a seleção brasileira volta a jogar apenas em 2018

A seleção masculina não teve eventos no ano de 2017, ou seja, o ciclo olímpico começa oficialmente para os atletas no começo do ano que vem. Já em preparação para o Sul-Americano, 14 atletas foram chamados para o “camp” que será realizado em São José dos Campos entre os dias 2 e 4 de janeiro.

A lista final da Seleção de Sevens Masculina terá 12 nomes, que representarão os Tupis no Sul-Americano.

 

Mais em Rúgbi