Siga o OTD

Rúgbi

Brasil estreia no World Rugby U20 Trophy em São José dos Campos

Competição que vale vaga na elite do Rugby mundial sub-20 acontece no entre os dias nove e 21 de julho

Paulo Chacon/Olimpíada Todo Dia

O mundo do rugby estará em São José dos Campos em julho. No próximo mês, a cidade no interior de São Paulo receberá o World Rugby U20 Trophy. A competição, que teve seu lançamento na manhã desta terça-feira (25), na capital paulista, contará com a presença de Tonga, Uruguai, Portugal, Hong Kong, Japão, Quênia, Canadá, além da Seleção Brasileira. A equipe que conquistar o título do torneio se garante na disputa do Mundial da categoria.

O World Rugby U20 Trophy é uma espécie de “segunda divisão” do rugby mundial. Isso porque o campeão conquista a vaga no Mundial da categoria, que acontecerá em 2020, sem data e local definidos. O torneio conta com representantes de seis continentes, definidos através de classificatórias continentais, o país sede, no caso de 2019 o Brasil, e a seleção rebaixada da elite da modalidade no ano anterior, que no caso é o Japão.

Estreando em competições deste porte no World Rugby U20 Trophy de 2019, o Brasil vai para a competição com os pés no chão. “Sabemos a nossa realidade. Vamos estrear contra o Japão, que é o favorito do torneio e temos conhecimento da dificuldade. Queremos ganhar um dos três jogos da primeira fase e consequentemente ir para a disputa do quinto lugar”, comentou Julio Faria, manager da Seleção Brasileira de Rugby sub-20.

Além de estrear contra os japoneses, que vem de um rebaixamento da elite do rugby no último ano mas conquistaram o World Rugby U20 Trophy em 2017, o Brasil terá pela frente o Quênia e o Uruguai, no grupo B da competição. Já na outra chave, Canadá, Portugal, Tonga e Hong Kong se enfrentam, com as partidas ocorrendo nos dias 9, 13 e 17 de julho, no estádio  Martins Pereira. Após a fase de classificação, o primeiros colocados das duas chaves duelam pelo título da competição, as seleções que acabarem em segundo lugar na fas fazem o jogo pela medalha de bronze, o terceiros disputam o quinto lugar e os quartos decidem o sétimo, com as quatro partidas sendo disputadas no dia 21.

Ansiedade e nervosismo para a estreia 

Já concentrada para a disputa do World Rugby U20 Trophy, a Seleção Brasileira não esconde o nervosismo e a ansiedade. Segundo Lucas Spago, que joga como abertura no Brasil, a equipe está concentrada no que pode fazer na competição. “Estamos concentrados já, todos juntos e sabemos que temos que pensar em um jogo de cada vez. Primeiro é o Japão, que é o favorito, depois o Quênia e por último o Uruguai, que é um rival continental. Precisamos pensar em um de cada vez, mas sabemos que vamos sair do World Rugby U20 Trophy jogadores muito melhores do que quando entramos”, finalizou o atleta.

 

 

Mais em Rúgbi