Siga o OTD

Rúgbi

Brasil Rugby e All Blacks Maori se preparam para amistoso

Os técnicos das equipes do Brasil Rugby e All Blacks Maori, além dos atletas Felipe Sancery e Ash Dixon, falaram sobre o amistoso que está agitando o cenário do rugby nacional.

Brasil Rugby e All Blacks Maoris se preparam para amistoso
UAR/Gonzalo Muinelo

Um dos maiores desafios da seleção brasileira de rugby acontecerá neste sábado (10), às 19h, no estádio do Morumbi. A três dias do evento, a partida amistosa entre Brasil Rugby e All Blacks Maori já aflorou a ansiedade dos dois lados.

“Para o Brasil, é incrível receber esse time. Nosso trabalho está permitindo que a gente faça isso, porque ganhamos respeito em campo. É uma honra e esperamos que seja um jogo incrível”, disse Felipe Sancery, da seleção brasileira. “É um evento importante, um jogo que vou levar para a vida inteira e por que não fazer isso mais vezes?”, completou.

Clayton McMillan, técnico dos All Blacks Maori, também demonstrou entusiasmo com o amistoso. “Estamos felizes por estarmos aqui. Felizmente, na Nova Zelândia crescemos jogando rugby, temos como um meio de vida e é bom visitar países que estejam desenvolvendo o esporte”, avaliou o treinador.

A partida acontece em um momento especial, encerrando uma temporada de conquistas da seleção brasileira. Pela primeira vez, em 2018, o Brasil venceu o Chile fora de casa, em Santiago, uma seleção da Argentina e foi campeão do Campeonato Sul-Americano 6 Nações.

Além disso, no início do segundo semestre deste ano, a equipe nacional de rugby XV conquistou sua segunda vitória em solo europeu, contra a seleção de desenvolvimento da Geórgia, por 20 a 18. A Geórgia esteve presente em quatro edições da Copa do Mundo de Rugby, em 2003, 2007 e 2011 e 2015.

Ainda assim, o técnico da seleção brasileira encara a partida como um desafio importante, mas não mais que outros. “Para mim, o jogo mais importante é sempre o próximo, não tem um jogo da vida. Sábado vai ser importante, mas depois, quando acabar, começamos a pensar em outros. Todos são importantes”, considerou Rodolfo Ambrosio.

Haka

Um dos países com maior tradição na modalidade, a Nova Zelândia é a atual campeã da Copa do Mundo de Rugby. Os All Blacks Maori são uma seleção que realiza amistosos pelo mundo, contando somente com atletas que possuem descendência Maori, etnia do povo nativo do país. Entre as tradições preservadas está o haka, um tipo de dança que os atletas praticam em campo, antes dos jogos.

“O haka é muito importante e nós aprendemos desde criança. Cada província tem seu próprio haka. É como um desafio para o time adversário” contou Ash Dixon, capitão dos All Blacks Maori.

Foto: Rich Lam/Getty Images

Utilizada para demonstrar força e unidade, a dança se transformou na marca registrada dos All Blacks. A prática, entretanto, não é recente: desde uma turnê do time em 1888, liderada por Joseph Warbrick, o haka tornou-se associado aos All Blacks.

Em excursão pela América do Sul, os All Blacks Maori já enfrentaram a equipe dos Estados Unidos. Depois da partida contra o Brasil, a equipe seguirá para Santiago, onde enfrentará a seleção do Chile, encerrando a viagem.

Mais em Rúgbi