Siga o OTD
index

renato REZENDE

NASCIMENTO
RIO DE JANEIRO/RJ
IDADE
27
ALTURA
1,73m
PESO
75kg
OLIMPÍADAS
2
PANS
2
CLUBE
AC FLORESTAL/BRA
MUNDIAIS
África do Sul 2010(Cruiser)
PANS DA MODALIDADE
Quito 2010
Santiago 2014
MEDALHAS SUL-AMERICANAS
Santiago 2014(BMX)
Santiago 2014(Time Trial)
Medellín 2010(BMX)
Filho de um professor de jiu-jitsu e de uma atleta de Ginástica Rítmica, Renato Rezende é nascido no Rio de Janeiro, mas foi criado no sul do estado de Minas Gerais, principalmente na cidade de Poços de Caldas.Aos sete anos, em um passeio com o pai no Parque Municipal da cidade, Rezende viu atletas treinando ciclismo BMX na pista local e ficou fascinado com o esporte.

Junto com seu pai, conseguiu realizar um trato com os treinadores da modalidade. Para que o garoto tivesse aulas de BMX, o pai se ofereceu para dar treinos de artes marciais aos técnicos em troca.

Em 2008, aos 17 anos, ele decidiu se profissionalizar no ciclismo BMX. O ano é o mesmo em que o esporte se tornou olímpico, fazendo sua primeira aparição na Olimpíada de Pequim, na China.A primeira medalha internacional veio dois anos depois, em 2010, nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia. Lá, Rezende alcançou o terceiro lugar e pendurou o bronze em volta do pescoço. Depois, ainda no mesmo ano, conquistou o primeiro título da carreira ao se sagrar campeão mundial Elite Cruiser.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Renato Rezende se tornou o primeiro ciclista a representar o Brasil no BMX. Durante a prova de quartas de final, ele sofreu uma queda e acabou lesionando o ombro. Ele também participou da Rio-2016, mas novamente voltou a ser eliminado nas quartas de final.

De volta aos Jogos Sul-Americanos, dessa vez em Santiago-2014, no Chile, o brasileiro conquistou a medalha de ouro no BMX e a de prata no time trial.

Rezende também se sagrou bicampeão pan-americano após vencer as provas de BMX nos anos de 2014 e 2015. Atualmente, o atleta vive em Poços de Caldas e representa a Associação de Ciclismo Florestal. Ele é treinado por Daniel Jorge, um dos mais experientes e maiores nomes do ciclismo brasileiro.