Siga o OTD

Remo

Botafogo mantém hegemonia e é pentacampeão brasileiro de barcos curtos

O Botafogo de Futebol e Regatas foi o grande campeão do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos 2017, realizado na Raia da USP, em São Paulo, entre os dias 16 e 19 de março. O time carioca ficou em primeiro lugar com 244 pontos. Em segundo lugar ficou o Grêmio Náutico União (RS) com 175 pontos e em terceiro o Flamengo (RJ), com 127 pontos.

O Brasileiro de Barcos Curtos foi disputado em duas fases: na Fase 1, as disputas foram realizadas por barco, sem distinção de categoria; na Fase 2, os seis barcos melhor qualificados na Fase 1 disputaram as provas de Júnior, Sub 23, Peso Leve e Sênior. No total, estavam inscritos no campeonato 154 atletas, sendo 37 remadores e 117 remadores. Clique aqui e confira todos os resultados da competição.

A sucesso na campanha do Botafogo foi desenhado desde os primeiros dias na Raia Olímpica da USP. Já nas eliminatórias, os atletas mais jovens e experientes demonstravam, com tempos expressivos, que brigariam pelas medalhas de ouro. A expectativa foi cumprida por Uncas Tales Batista, a joia alvinegra Lucas Verthein, Evaldo Moraes, Nathalia Pereira e Dayane Pacheco.

“Esse título é a confirmação da nossa hegemonia, não foi apenas mais um bom resultado”, declarou Xoxô, técnico do Botafogo.

O Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos foi disputado de quinta a domingo na raia olímpica da Usp. Foram 154 remadores inscritos nas categorias Single Skiff e Dois Sem.

O Campeonato Brasileiro de barcos curtos, além de premiar os remadores mais rápidos do país, é também o principal evento seletivo para a entrada de remadores na Seleção Brasileira.

Foram realizadas no total 21 provas, sendo 17 provas por categoria e 4 provas por ranking absoluto por barco, onde todos os remadores Júnior, Sub 23 e Sênior competiram na mesma prova pelo Troféu Brasil de Barcos Curtos.

A Confederação Brasileira de Remo coloca como principais objetivos para o ciclo olímpico de 2020 a conquista de medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019 e para a Olimpíada de Tóquio. As principais competições internacionais previstas no calendário de 2017 são o Campeonato Sul-Americano em abril, o Mundial Sub-23 em julho, o Mundial Júnior em agosto, o Mundial Sênior em setembro e os Jogos Sul-Americanos da Juventude em outubro. Além disso, as guarnições com melhores resultados no Sul-Americano poderão participar da segunda e da terceira etapa da Copa do Mundo de remo com o objetivo de se preparar para os Mundiais.

Além disso, para fazer parte da Seleção Brasileira de remo, os atletas terão que continuar participando das avaliações ergonômicas SNAR, que já foram realizadas em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.  Em junho e agosto, as avaliações voltarão a ser realizadas com o objetivo de preparar os remadores para a disputa dos Campeonatos Mundiais.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Remo