Siga o OTD

Remo

Botafogo é campeão no último Campeonato Brasileiro de remo de Fabiana Beltrame

O Campeonato Brasileiro de Remo foi disputado neste fim de semana no Estádio da Lagoa, no Rio de Janeiro, e terminou com o Botafogo. O torneio marcou a despedida de Fabiana Beltrame, a mais vencedora atleta da modalidade no país. Com três olimpíadas na carreira (2004, 2008 e 2012) e o título mundial no skiff simples leve em 2011, ela decidiu encerrar a carreira aos 34 anos e ganhou quatro medalhas de ouro em sua última competição.

“O que sinto é um misto de alegria e tristeza. Alegria por todas as coisas que conquistei e uma pontinha de tristeza, por que sei que vou sentir muita falta disso tudo. Agora é curtir a família”, afirmou a remadora, que ganhou as provas de double skiff senior, double skiff peso leve, four skiff e 8+.

“Me orgulho bastante da minha carreira. Acho que foi vitoriosa. Contribui muito para a divulgação do remo. Hoje recebi uma homenagem e me emocionei muito. Passa um filme na minha cabeça de tudo que aconteceu. São 19 anos de dedicação intensa, o remo é minha vida”, disse Fabiana, que além de ter sido campeã mundial em 2011, foi ouro duas vezes em Jogos Sul-Americanos (2002 e 2010) e prata também duas vezes em Jogos Pan-americanos (2011 e 2015), e encerra sua participação em competições nacionais com 32 títulos.

Fabiana Beltrame competiu pelo Vasco, que acabou como vice-campeão do Campeonato Brasileiro, com seis medalhas de ouro. As quatro conquistadas por Fabiana Beltrame e no double skiff masculino e no double skiff peso leve. O título ficou com o Botafogo, que ganhou 13 medalhas de ouro, mais do que o dobro do que o segundo colocado.

O destaque botafoguense foi Lucas Verthein, uma das grandes promessas do remo brasileiro. O remador, que recentemente ganhou uma medalha de bronze no Mundial Júnior, participou de cinco das 13 conquistas do Alvinegro. Quatro delas foram na categoria júnior, double skiff, four skiff, oito+ e quatro sem, e uma na principal, oito+.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Remo