Siga o OTD

Coronavírus

Longe da água, técnicos e atletas de remo enfrentam desafios

Pandemia do novo coronavírus obriga técnicos e atletas do remo a se motivarem e tentarem novas abordagens longe das águas.

Longe da água, técnicos e atletas de remo enfrentam desafios durante pandemia
Paulo Vinícius de Souza (Botafogo, RJ) orientando atletas durante o Barcos Longos 2019 (Reprodução/remobrasil.com)

Enquanto os atletas de remo aguardam com ansiedade o fim do isolamento social e o retorno aos barcos, os técnicos enfrentam grandes desafios: manter os comandados em atividade e motivados durante a pandemia, além de dar treinos à distância.

Com o cancelamento das regatas e sem uma previsão para retorno, o momento exige muita criatividade e disciplina de todos.

A Confederação Brasileira de Remo (CBR) conversou com técnicos do Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, para entender como eles estão lidando com este momento e identificar boas práticas que podem ser seguidas.

Comunicação com atletas

Este é um momento novo, para o qual nenhum clube estava preparado. Por isso será preciso testar várias alternativas até encontrar a melhor forma de comunicação entre técnicos e atletas. Para quem comanda uma equipe júnior, os próprios remadores podem sugerir novas ferramentas digitais que contribuam na formatação dos treinos em casa.

Marco Moreira Martins, treinador do Martinelli (SC), utiliza os grupos de WhatsApp do clube para receber os resultados dos atletas e manter o controle do treinamento.

 Marco Moreira Martins, técnico do Martinelli (SC), conversa com os atletas via rede social em meio à pandemia
Marco Moreira Martins, técnico do Martinelli (SC), conversa com os atletas via rede social

“Os atletas para os quais disponibilizamos o remoergômetro ganharam um voto de confiança do clube, por isso eles tem a obrigação de cumprir todo o planejamento. Eles tem participado ativamente e têm apresentado bons resultados pelo que pode ser verificado nos resultados que recebemos”, explica o técnico catarinense. O remoergômetro é um aparelho que emula a prática do remo tradicional.

+ Mundial de Remo é cancelado por conta da COVID-19

A disponibilidade de internet precisa ser levada em conta ao planejar os treinos à distância durante a pandemia. Se a qualidade do sinal disponível não for boa, a realização de treinos online fica prejudicada.

Flamengo (RJ), Corinthians (SP) e Martinelli têm realizado treinos em grupo online, já Náutico Capibaribe (PE), Pinheiros (SP) e Grêmio Náutico União (RS) optaram pelo envio de planilhas aos atletas.

Nas aulas online do Flamengo, o treinador Edson Salles costuma convidar medalhistas e atletas de outros estados para participarem dos treinos e aumentar a motivação.

O Coordenador Técnico da CBR, Marcello Varriale, sugere utilizar este momento para integrar as diversas categorias de remadores nos clubes, incluindo desde os remadores de escolinha até os atletas master nas sessões virtuais de treinamento. “Estas ações são importantes para manter o vínculo e a identificação de todos os praticantes durante o isolamento.”

Troca de conhecimento entre treinadores

Com mais tempo livre, este é um bom momento para manter-se em contato com outros treinadores (inclusive de outros esportes) para refletir sobre quais aspectos do seu método de treinamento podem ser melhorados. Como estão os treinos durante o isolamento? Como cada treinador está se mantendo incentivado? Que atividades estão tendo bons resultados?

Alguns técnicos têm aproveitado este período para compartilhar conhecimento sobre o remo. A treinadora Letícia Muziol, do Corinthians, utiliza o Instagram para fazer entrevistas com profissionais do esporte. Na primeira semana de abril, ela fez cinco lives discutindo fisiologia, equipes, motivação pessoal e relação entre treinador e atletas.

 Letícia Muziol, do Corinthians (SP) promove entrevistas com profissionais do esporte durante a pandemia
Letícia Muziol, do Corinthians, promove entrevistas com profissionais do esporte (Reprodução/remobrasil.com)

É o mesmo caso dos técnicos Luiz Felipe Silva, do Sport Club de Natal (RN), e Pedro Ricardo Ferreira, do Náutico Capibaribe, que se juntaram para fazer no final de março uma live trocando informações sobre treinamento e iniciação esportiva no remo. Ambos os técnicos focaram seus estudos acadêmicos no remo, incentivando o esporte na região.

Mantendo a motivação em alta

A principal dificuldade relatada pelos técnicos foi o distanciamento físico das equipes. É comum os atletas sentirem-se cansados de treinar sempre em casa, o que torna a prática repetitiva. “Sou obrigado a mudar o treino toda semana para não haver desmotivação. Treinar sozinho é a principal dificuldade, mesmo com um remoergômetro em casa”, relata o técnico do Clube de Regatas Curitiba (PR), Stefan Genthner.

No Flamengo, Edson tem realizado uma troca periódica de atividades para que os atletas do remo não percam interesse, incluindo desafios enviados pelo WhatsApp. “Temos contornado as dificuldades deste período com criatividade e positivismo”, explica o técnico rubro-negro.

A ansiedade dos atletas também é outro ponto em comum em todo o país. “Os remadores estão fazendo os exercícios, mas estão muitos ansiosos para retomarem os treinos na água, querem remar mas o clube continua fechado”, explica Alex Sandres, do Clube do Remo (PA).

Clube de Regatas Curitiba (PR) muda os treinos toda semana para manter atletas e técnicos motivados durante a pandemia
Clube de Regatas Curitiba (PR) muda os treinos toda semana para manter atletas motivados (Reprodução/remobrasil.com)

Para auxiliar nas questões de saúde mental durante a pandemia, o Grêmio Náutico União disponibilizou via teleconferência o auxílio da psicóloga do clube. O treinador Manoel Hoff explica que “houve um pouco de resistência no início, mas aos poucos os atletas estão se adaptando a nova realidade e se reorganizando emocionalmente para enfrentar a quarentena. Os objetivos esportivos e pessoais também estão sendo reorganizados. O resultado em alguns casos é a resiliência! Se conseguirem passar por este período bem, podem fazer coisas muito mais relevantes, pois estarão prontos e habilitados para novos desafios.”

+ Tecnologia e leitura ajudam Fernanda Nunes no isolamento

Marcello destaca outro ponto importante a ser trabalho neste momento: a autonomia dos atletas sobre seu próprio treinamento. O coordenador da CBR explica que “os treinadores devem utilizar o tempo para criar estratégias de acompanhamento dos treinos, ensinando também questões sobre responsabilidade e a importância da autonomia para os atletas.”

Relaxar também é importante

O isolamento social por causa do coronavírus requer uma mudança ampla em nossa rotina, é normal que muitas pessoas estejam se sentindo ansiosas ou frustradas. Por isso, é muito importante pensar em atividades prazerosas que diminuam o tédio e a ansiedade, beneficiando a saúde mental de treinadores e atletas. Uma rotina muito rígida pode ser prejudicial neste momento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Nas três primeiras semana de isolamento, cobrei muito o resultado diário dos atletas”, explica o técnico do Botafogo (RJ), Paulo Vinícius de Souza. “Mas como o isolamento avançou acima do previsto, nas duas últimas semanas tenho feito treinos mais lúdicos, com menos cobrança de resultados e conversado com os atletas sobre técnica. Eles estão gostando de utilizar a atividade de remo para preencher o dia e não somente na busca de resultados.”

O Náutico Capibaribe aproveitou o período de isolamento social para que alguns atletas tirassem suas férias. O treinador Pedro explica que de 2019 para 2020, os atletas não tiveram o recesso que sempre acontece no final do ano, por conta das competições nacionais e regionais que começaram mais cedo nesta temporada.

Conteúdo para treinadores de remo

A pandemia permitirá um tempo para estudar mais sobre o remo e sobre novas metodologias de treino. No site da World Rowing (Federação Internacional de Sociedades de Remo) há uma seção específica com conteúdo avançado para treinadores. A partir de 22 de abril até 12 de agosto, a página do Facebook da World Rowing também irá publicar vídeos para treinadores na seção Coaches Corner.

No site da CBR, há uma seção com publicações onde está disponível o Guia de Captação de Atletas de Remo, metodologia desenvolvida para auxiliar clubes na busca de novos alunos. Este material pode auxiliar no planejamento de ações no retorno às atividades do clube após a liberação pelos órgãos de saúde. Será um bom momento para captar novos praticantes em busca de atividade física depois de um longo período dentro de casa.

Treinadores e gestores de clubes precisam estar atentos também às recomendações dos órgãos de saúde do governo para planejar a retomada das atividades após a pandemia. Será preciso implantar novas rotinas e protocolos de segurança em conformidade com as regras estabelecidas por cada estado e município, garantindo a saúde de todos os atletas e profissionais envolvidos.

Mais em Coronavírus