Siga o OTD

Remo

Brasileiro Interclubes de barcos curtos dá início ao ano olímpico

De olho em Tóquio 2020, campeonato reúne 194 atletas de três categorias nas modalidades Single Skiff e no Dois Sem

Uncas Tales vai competir no Brasileiro Interclubes de Remo Barcos Curtos
CBI ABRE ANO OLÍMPICO

O Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Remo Barcos Curtos abre a temporada da modalidade neste ano Olímpico. Será entre os dias 5 e 9 de fevereiro, na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo.

Além do título em sí, o Brasileiro Interclubes de Remo Barcos Curtos marca etapa importante na definição dos barcos que buscarão vaga para Tóquio 2020 durante a Regata de Qualificação Continental, entre 2 e 5 de abril, no Rio de Janeiro. A outra possibilidade de classificação será em maio, na Suíça.

No CBI de Barcos Curtos participam somente dois tipos de barcos: o Single Skiff, com um atleta, e o Dois Sem, com dois, sendo um remo por atleta. Haverá competição nas categorias Sênior, Sub 23 e Júnior.

Dentre os destaques que estarão na raia da USP estão Uncas Tales, (Botafogo), bicampeão mundial Sub 23 no Single Skiff Peso Leve em 2017 e 2018, além de medalha de bronze no Dois Sem no Pan-Americano de Lima 2019; os irmãos Pau e Xavier Vela Maggi (Flamengo), prata no Dois Sem no Pan de Lima 2019; Gabriel Campos (Corinthians), bronze no Quatro Sem no Pan de Lima 2019; e Milena Viana (Flamengo), três vezes consecutivas campeã do Single Skiff no Brasileiro de Barcos Curtos.

Ao todo, são 191 atletas, sendo 126 homens e 65 mulheres, com 58 na categoria Sênior, 46 na Sub-23 e 87 na Júnior. São 24 clubes representando Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Brasileiro Interclubes de Barcos Curtos

A competição será dividida em duas fases. Entre os dias 5 e 7 de fevereiro ocorrem eliminatórias, repescagens, quartas de final e semifinal. No dia 8 saem os vencedores do Troféu Brasil, na qual as disputas são por tipo de barco, sem distinção de idade, nos dois gêneros.

No dia 9 será a vez da final do Brasileiro Interclubes de Barcos Curtos. Os seis barcos mais rápidos nas fases de qualificação disputarão as finais por categoria. O clube que vencer o maior número de provas leva o título.

+ SIGA NOSSO PERFIL OFICIAL NO TWITTER

Corrida Olímpica

Uma das etapas para a definição da seletiva olímpica nacional terá como base os resultados do Troféu Brasil. “Esta é uma etapa com maior peso e importância, por ser com barcos individuais. Duas semanas após o Brasileiro, temos mais uma avaliação com os barcos do Dois Sem, que disputarão o Pré-Olímpico. Em seguida, uma avaliação final para barcos de quatro remadores”, explicou Marcelo Varriale, Coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Ele lembrou que a CBR tem seu projeto olímpico dividido em duas frentes. “Nosso foco olímpico é duplo. A curto prazo, que é a qualificação olímpica para Tóquio 2020, enquanto a médio/longo prazo temos o projeto com base em barcos de quatro remadores, já pensando no ciclo de Paris 2024. Como para este tipo de barco as vagas são apenas por meio do Campeonato Mundial ou da Regata de Qualificação Final, a disputa é mais difícil. Por isso, precisamos melhorar o nosso sistema, envolvendo muitos atletas até que se chegue à melhor formação”, detalhou.

+ Brasil conquista no Mundial de Remo duas vagas nas Paralimpíadas

Programação do CBI Barcos Curtos

4/2 – 16h – Congresso Técnico
5/2 – 8h30 às 13h30 – Eliminatórias e Repescagem
6/2 – 8h30 às 17h30 – Repescagem e Quartas-de-Final
7/2 – 8h30 às 13h – Semifinais
8/2 – 8h30 às 13 – Finais Trofeús Brasil
9/2 – 8h30 às 12h – Finais Campeonato Brasileiro Interclubes

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Remo