Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Diana Barcelos entra para o ranking de atletas da FISA

Aos 30 anos, paratleta faz parte da lista da Federação Internacional por conta do bom desempenho nas últimas temporadas

Reprodução/FISA

A remadora brasileira Diana Barcelos foi incluída pela Federação Internacional de Remo (FISA) no ranking dos melhores atletas da categoria para-remo (Top Athletes Para Rowing). Fazem parte desta lista os atletas com ótimos resultados nas últimas temporadas e que são considerados apostas da entidade para o ano de 2019.

Segundo a gerente de comunicações da FISA, Melissa Bray, a escolha dos remadores para o ranking é feita por um time de experts que avaliam regularmente os resultados. A inclusão de Diana se deu pelas suas duas medalhas de ouro em apenas dois anos. A lista final também leva em conta gênero, categorias e países para promover a diversidade no esporte.

Diana Barcelos iniciou a sua trajetória no remo em 2016 e, em pouco tempo, já conquistou resultados expressivos. Amputada da perna direita, a atleta de 30 anos treina pelo Clube de Regatas do Flamengo (RJ) na categoria PR3, modalidade para remadores com movimento nas pernas, troncos e braços. Ela foi campeã na categoria Double Skiff Misto PR3 no Brasileiro de Para-Remo em 2017 e 2018, ao lado de Frederico Colodetti e Jairo Klug, respectivamente.

Em seu primeiro Campeonato Mundial, em 2017, Diana conquistou a medalha de ouro em dupla com Jairo no Double Skiff Misto PR3. Em 2018, os remadores repetiram o ouro e conquistaram o inédito bicampeonato brasileiro da categoria em um Mundial de remo. Em dezembro, a dupla Jairo e Diana recebeu o troféu de melhores atletas do para-remo no Prêmio Paralímpicos 2018, realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

A FISA (Fédération Internationale des Sociétés d’Aviron, na sigla em francês), com sede na Suíça, é a autoridade máxima do remo no mundo com 151 confederações nacionais filiadas. Ela é responsável pelas regras e regulamentos do remo competitivo em todas as suas categorias, bem como do remo adaptado, remo costal, Máster e remo indoor. A FISA, através da marca World Rowing, é responsável pela organização dos principais eventos internacionais de remo: Copa do Mundo de Remo e Campeonato Mundial de Remo.

Mais em Paralimpíada Todo Dia