Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Esporte Clube Pinheiros vence o Brasileiro de Para-Remo 2018

O Campeonato Brasileiro de Para-Remo aconteceu na Raia da USP, em São Paulo, entre os dias 06 e 08 de dezembro.

Esporte Clube Pinheiros vence o Brasileiro de Para-Remo 2018
CBR/Lucas Baptista

O Esporte Clube Pinheiros (SP) foi o grande vencedor do Campeonato Brasileiro de Para-Remo 2018, evento que encerrou neste sábado (8), a Temporada 2018 do remo nacional. O clube paulista foi seguido pelo Clube de Regatas Aldo Luz (SC), na segunda posição, e pelo Clube de Regatas do Flamengo (RJ), que finalizou em terceiro lugar.

O evento aconteceu na Raia da USP, em São Paulo, entre os dias 06 e 08 de dezembro. Ao todo, 45 atletas de 19 clubes estavam inscritos no campeonato, que contou também com a presença de uma equipe da Argentina. Foram disputadas seis provas nas categorias PR1, PR2 e PR3, além de duas provas extras na categoria Júnior B com 10 atletas inscritos.

O último dia do Brasileiro de Para-Remo 2018 começou com a prova de Double Skiff Misto PR3. A dupla bicampeã mundial Jairo Klug (Pinheiros) e Diana Barcelos (Flamengo) fez o melhor tempo e levou a primeira medalha do dia. Seguindo com provas de Single Skiff, Renê Campos, do Clube São Salvador (BA), conquistou o ouro no Single Skiff Masculino PR1 e Josiane Lima, do Clube Aldo Luz (SC), venceu o Single Skiff Feminino PR2.

Na prova de Single Skiff Masculino Júnior B, Felipe Busato, do Clube Paulistano (SP), ficou com a primeira posição. E no Single Skiff Feminino Júnior B, Ana Beatriz Florio do Pinheiros (SP) terminou em primeiro lugar. No Single Skiff Masculino PR2, Michel Pessanha do Flamengo (RJ) foi o vencedor. O barco formado pelos atletas do Martinelli (SC), Remo Adaptar (ES), Vitória (ES) e Pinheiros (SP) conquistou o ouro no Quatro Com Misto PR3.

Durante o Brasileiro de Para-Remo 2018 aconteceu também o Workshop de Classificação Técnico e Médico da FISA. As aulas foram ministradas pela Classificadora Técnica Level 1 FISA Eliana Mutchnik, que contou com o apoio da Classificadora Médica Trainer Adriana Vidal. As profissionais também fizeram a classificação funcional dos novos atletas, ambas vem atuando nos campeonatos brasileiros de para-remo desde 2016.

Em 2017, o Campeonato Brasileiro de Para-Remo recebeu 42 atletas de 18 clubes também na cidade de São Paulo. O grande campeão foi o Clube Álvares Cabral (ES), seguido pelo Clube Aldo Luz (SC), vice-campeão, e pelo Esporte Clube Pinheiros (SP), na terceira posição do ranking. O evento é organizado pela CBR com recursos do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia