Siga o OTD

Remo

Federação do Rio promove regata para buscar novos talentos

O programa Remo do Futuro terá a 52ª edição para jovens remadores a partir de 12 anos e em 20 provas de diferentes categorias

Divulgação/FRERJ

A Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro promove neste sábado (27), a 52ª edição da Regata Remo do Futuro, no Estádio de Remo da Lagoa, a partir das 8h30. O objetivo da competição, que tem a expectativa de reunir mais de 200 atletas de vários clubes cariocas, é encontrar novos talentos e de futuros medalhistas olímpicos, meninos e meninas que tenham aptidão para o esporte e, desse modo, receber treinamento específico.

A Regata Remo do Futuro contará com remadores com idade a partir de 12 anos dos clubes Botafogo, Flamengo, Vasco da Gama, Guanabara, Piraquê, Escola Naval e Clube de Remo Rio de Janeiro.

É a terceira e última edição da Remo do Futuro da temporada 2018 e serão realizadas 20 provas nas categorias Canoe, Yolete 4X, Yole 8, 2X, feminino e masculino, divididas em duas partes: até a 12ª prova será disputado o Troféu Guilherme Arinos, para os remadores das escolas de remo; da 13ª a 20ª provas será disputado o Troféu Paquetá pelos remadores Master (de 27 a 60 anos).

Na primeira edição da Remo do Futuro, realizada em abril, o Botafogo venceu quatro provas e recebeu o Troféu Guilherme Arinos e o Guanabara foi campeão do Escolas de Remo -Troféu Paquetá, também com quatro vitórias. Na segunda edição, realizada em julho, a vitória foi conquistada pela equipe do Vasco da Gama, que ganhou cinco provas. O Guanabara, também com cinco provas vencidas, recebeu o Troféu Paquetá.

Nos últimos anos, o remo vem conquistando medalhas importantes, como os triunfos de jovens atletas como Uncas Tales, bicampeão mundial sub-23, e Lucas Verthein, ambos descobertos em uma regata Remo do Futuro e que acabam de conquistar o hexacampeonato estadual e o tricampeonato brasileiro de barcos longos.

“Essas conquistas proporcionam muitas alegrias para o país e provam a importância da regata Remo do Futuro e de todo trabalho feito com esses atletas em seus clubes, além de atrair novos alunos para as escolinhas de remo dos clubes cariocas. Acredito que é nossa obrigação prosseguir promovendo esse tipo de competição para contribuir com a formação de novos remadores ao longo de cada temporada. Tenho absoluta certeza que isso impulsionará o esporte para nossos remadores subirem ao alto do pódio nas competições internacionais”, comentou Paulo Carvalho, presidente da Federação.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Remo