Siga o OTD

Polo Aquático

Pinheiros será sede do Brasil Open pela primeira vez

Divulgação

Brasil Open reunirá principais equipes do País, reforçadas por atletas que vêm do exterior, de 11 a 16 de junho na piscina olímpica do Pinheiros

O Brasil Open, mais importante campeonato nacional de polo aquático do primeiro semestre, será disputado pela primeira vez no Esporte Clube Pinheiros, de 11 a 16 de junho, e contará com os times masculinos e femininos mais fortes do País, na piscina olímpica do Clube.

A competição tem como principal característica o reforço dos clubes por brasileiros temporariamente repatriados e estrangeiros, com até dois por equipe conforme permite o regulamento. O Brasil Open, organizado pela Liga PAB (Polo Aquático Brasil), substitui a Taça Brasil desde 2016. Na primeira edição, em Santos, o Paineiras foi o campeão masculino, e o Flamengo, feminino. Em 2017, no Maria Lenk (RJ), o Fluminense venceu no masculino; o Pinheiros no feminino.

As duas equipes do anfitrião Pinheiros, treinadas por Roberto Chiappini, que desta vez terão a oportunidade de jogar em casa, já estão na expectativa pelo início do campeonato. “É a competição mais importante do semestre. Estamos trabalhando com foco no Open desde fevereiro”, relata Chiappini. O time masculino encerrou o primeiro turno da Liga Nacional (PAB) na liderança, com seis vitórias e uma derrota, um ponto à frente do Fluminense.

“O Brasil Open é um torneio muito forte e que foge às características de um campeonato tradicional porque é de ‘tiro curto’ e permite que atletas de fora venham jogar no Brasil”, reforça Chiappini. O time masculino contará com os reforços de Grummy, do Savona (ITA) e que defendeu o Brasil nos Jogos do Rio 2016, e de Egon, goleiro croata que também joga na Itália.

A equipe feminina, que já conquistou um título nesta temporada, de campeã da Copa São Paulo, repatriará quatro atletas: Marina Zablite (ESP), Melani Dias (HUN), Viviane Bahia (FRA) e Gabriela Mantelatto (Havaí). As quatro brasileiras reforçam o elenco que também foi o vice-líder do Campeonato Paulista, atrás do Sesi-SP.

O Brasil Open reunirá oito times masculinos divididos em dois grupos com quatro equipes. No A jogam, Pinheiros, Fluminense, Flamengo e Paineiras. No B, Paulistano, Sesi-SP, Botafogo e Internacional, de Santos.  Nas quartas de final haverá cruzamento de primeiros contra quartos colocados e de segundos contra terceiros.

O torneio feminino contará com cinco equipes: Pinheiros, Paulistano, Sesi-SP, Flamengo e Botafogo. Todos jogam contra todos na primeira fase e os quatro primeiros seguem para o cruzamento olímpico na semifinal.

Mais em Polo Aquático