Siga o OTD

Pan 2019

Seleções masculina e feminina vencem com tranquilidade

Washington Alves/COB

Os adversários não eram os mais tradicionais, mas as seleções brasileiras feminina e masculina de polo aquático cumpriram o seu papel em suas estreias nos Jogos Pan-americanos: vitórias tranquilas sobre Venezuela e Peru, respectivamente.

Na abertura do torneio feminino, após um começo devagar, as meninas do Brasil engrenaram a partir do segundo quarto e fecharam o jogo com uma grande vantagem: 15 a 4.

“Foi uma boa estreia. Pegamos ritmo de jogo aos poucos, havia esse fator do jogo ser às 8h da manhã (horário de Lima), o que é sempre mais difícil e exige alto nível de concentração. Mas jogamos bem organizadas, o time estava coeso e em sintonia. Espero que continue assim”, declarou Vivi Bahia, artilheira do jogo, com seis gols.

As duas principais novidades da seleção feminina para o Pan são: a presença de Bia Mantellato, 15 anos, segunda atleta mais jovem da delegação brasileira em Lima; e a presença de Illana Pinheiro, ex-atleta da seleção, como analista de vídeo. É a primeira vez que o time feminino usa tal recurso em grandes competições.

Seleção masculina

Já os homens tiveram vida ainda mais fácil. Contra os donos da casa, que não costumam disputar as principais competições mundiais, fizeram 14 a 2 sem forçar. O jogo ideal para quebrar a tensão da estreia.

“Estreia tem um pouco mais de nervosismo e muitos jogadores estão em seu primeiro Jogos Pan-americanos. Sabíamos que esse jogo era com um adversário de qualidade um pouco inferior, aí pudemos ganhar ritmo, sentir o ambiente da competição”, disse Gustavo Guimarães, o Grummy.

Próximos jogos

As duas equipes voltam à piscina nesta segunda-feira, 5 de agosto. A seleção feminina enfrenta as norte-americanas, atuais bicampeãs olímpicas, a partir das 13h (horário de Brasília), enquanto o time masculino encara o México, às 18h30.

Estatísticas das partidas:

Brasil 15 x 4 Venezuela

Vivi Bahia – 6 gols
Mirella – 3
Samantha – 2
Letícia – 2
Diana Abla – 1
Gabi Mantellato – 1

Brasil 14 x 2 Peru

Gustavo Coutinho – 3 gols
Gustavo “Grummy” – 3 gols
Luis Silva – 3 gols
Roberto Freitas – 2 gols
Pedro Vergara – 1 gol
Rafael Vergara – 1 gol
Bernardo Reis – 1 gol

Mais em Pan 2019