Siga o OTD

Pan 2019

Grummy destaca treinos no CT Time Brasil para Mundial e Pan

Com dois eventos próximos, Mundial de Esportes Aquáticos e Pan-Americano de Lima, Grummy e companheiros de pólo aquático terão período longo de preparação.

A agenda do polo aquático brasileiro reuniu os dois principais eventos do ano no mesmo período. Do Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado de 12 a 28 de julho, na China, aos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, de 26 a 11 de agosto, a seleção brasileira vai, praticamente, emendar uma competição na outra. Felizmente, Gustavo ‘Grummy’ Guimarães e companhia estão tendo um período único de treinamentos.

E a primeira parte destes treinos já foi concluída. A seleção brasileira usou as instalações do CT Time Brasil, no Rio de Janeiro, para o início da preparação para as duas competições.

“Vem sendo um período muito bom, usando a estrutura diferenciada do Maria Lenk. Apesar de começarmos o treino após o Brasil Open e todo mundo chegou meio cansado. Até por isso, a gente tem adaptado o treino, mas é bom para o grupo estar junto, se conhecer melhor, conviver junto, treinar, acertar detalhes”, disse Grummy.

E a missão do grupo está bem clara e traçada: os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. “Temos oito semanas até o nosso objetivo final, então temos tempo para chegarmos no melhor momento nos jogos do Pan, e o Mundial será um pouco como preparação”, concluiu o principal jogador de polo aquático do Brasil.

Vale ressaltar que o Pan-Americano de Lima vale vaga para Tóquio e o time brasileiro está de olho neste conquista. Depois desse período no CT Time Brasil, no Maria Lenk, Rio de Janeiro, na última segunda-feira (25), a seleção masculina de polo aquático já se desloca para os Estados Unidos, onde fará mais treinamentos.

“Ficaremos 10 dias treinando nos Estados Unidos, depois embarcaremos para a China pra treinar por uma semana, 10 dias, para adaptação ao fuso horário, isso é bom porque o grupo vai tá focado no objetivo de evoluir como conjunto, se fechando internamente, fazendo amistosos, fazendo treinamento específicos, o que faz a diferença, e que agente reclama que normalmente não tem, então esse é um ponto muito positivo e que acredito que será o diferencial na preparação.”

Veterano e muito experiente, Grummy já passou pela experiência de emendar duas competições importantes no ano de 2015, quando também competiu no Mundial e partiu para o Pan-Americano de Toronto. Contudo, o grupo da seleção possui atletas que irão fazer essa “dobradinha” pela primeira vez.

“Essa sequência de viagens, treinamentos, Mundial e Pan, a gente já teve em 2015. Para esse grupo acaba sendo uma experiência nova, já que muitos estão se dedicando, pela primeira vez, à seleção. Todo mundo vai evoluir bastante e se motivar muito. E eu acredito que isso pro entrosamento do grupo é muito importante. Porque a gente se conhece fora da piscina e de jogar contra. Mas cada vez mais você jogar com certos jogadores isso fortalece muito e pode fazer a diferença.”

Quadis CN Mataró

O atacante Grummy confirmou seu retorno ao Quadis CN Mataró, equipe que disputa a primeira divisão do polo aquático espanhol. O brasileiro, eleito por dois anos consecutivos como o melhor jogador da Copa UANA, competição com as melhores seleções das Américas, volta ao time da Catalunha. Grummy defendeu o Mataró na temporada 2016/17.

Grummy permanece no Esporte Clube Pinheiros no Brasil e deve jogar os principais eventos com a equipe, incluindo a Liga Nacional.

Mais em Pan 2019