Siga o OTD

Polo Aquático

Brasil bate os Estados Unidos e conquista a Copa UANA

Com muita intensidade e vibração, Brasil supera os norte-americanos nos pênaltis e garante o título da Copa UANA, disputada em São Paulo

Divulgação/CBDA

Neste sábado (26), em um jogo extremamente emocionante no Sesi, em São Paulo, Brasil e Estados Unidos decidiram a Copa UANA de polo aquático masculino. Melhor para o time brasileiro, que conquistou o título na cobrança de pênaltis (3 a 1) após empate em 9 a 9 no tempo regulamentar. Como foram os finalistas da competição, ambos garantiram vaga para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.

+CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

Com Gustavo Guimarães, o Grummy, muito bem marcado no início, o Brasil encontrou dificuldades para chegar ao ataque. Os norte-americanos mantiveram um ritmo forte e rodaram a posse de bola com Max Irving e Luca Cupido, abrindo 4 a 0 de frente em pouco tempo de partida.

Mesmo em desvantagem, os brasileiros, aos poucos, cresceram na partida e contaram com o apoio da torcida presente nas piscinas do Sesi. André Avallone, técnico do Brasil, parou o jogo e reorganizou a equipe, que voltou melhor e cresceu no jogo. Rafael Vergara descontou e, na sequência, deu bela assistência para Grummy: 4 a 2 ao término do primeiro quarto.

O Brasil voltou pressionando com muita intensidade no segundo quarto, criando diversas oportunidades em sequência. Em pênalti polêmico, os norte-americanos chegaram a ampliar para três gols de vantagem, mas o time brasileiro continuou indo para cima. Gustavo Coutinho, com um golaço de cobertura, foi o responsável por empatar o confronto em 5 a 5. Mesmo assim, antes do término do segundo período, os Estados Unidos, novamente, assumiram a liderança do marcador em jogada pela esquerda.

Os dois quartos derradeiros foram de muita entrega e vibração pelo lado brasileiro. Os atletas comemoravam cada lance e apoiavam o goleiro Soro, responsável por diversos milagres ao longo da partida. Lá e cá, as equipes se alternavam nas finalizações e na liderança do placar.

O Brasil conseguiu virar o placar mesmo depois da grande desvantagem do início do jogo: 9 a 8 nos momentos finais. Faltando 1 minuto e 19 segundos para o término da Copa UANA, os Estados Unidos conseguiram o gol de empate e levaram a decisão para os pênaltis.

Com grande atuação, Soro brilhou ainda mais nas penalidades. Contando com a sorte, a primeira cobrança norte-americana parou na trave, defendendo as outras duas finalizações seguintes. Arthur Salgado foi o encarregado de anotar o terceiro gol brasileiro na cobrança dos pênaltis e garantir o título da Copa UANA 2019.

Grummy ainda recebeu o título de MVP da competição. O atacante de 24 anos foi considerado como o grande destaque do torneio.

Mais em Polo Aquático