Siga o OTD

Planeta Ippon

Duas paixões em um desafio

A partir de hoje dou início ao Planeta Ippon, um blog para tratar sobre tudo o que acontece no mundo do Judô. Claro que a prioridade será sempre para os atletas brasileiros, mas não ficarão de fora destaques, análises e curiosidades da arte de Kano, praticada por todos os cantos do mundo.

Minha história com o Judô é nova e antiga ao mesmo tempo. Depende de como olhar. Acompanho-o desde 1988 quando em uma manhã, me arrumando para ir para a escola, ou já nela, não me lembro ao certo, vi Aurélio Miguel conquistar o ouro em Seul. Não me lembro onde estava, mas lembro bem dele lutando, apesar de não saber direito o que estava acontecendo.

Dali em diante, passei a olhar para as competições de uma maneira especial. Eu gosto de esporte de todo o tipo, vejo tudo o que posso, mas o Judô especificamente sempre me deixava com uma sensação de “puxa, vou começar a lutar amanhã”. Não foi bem assim, demorou, mas um belo dia eu vesti o judogui e fui para o tatame, carinhosamente acolhido por um nome de muita história no Brasil: Kanayama.

Agora, surge um novo caminho, combinado com outra paixão, o jornalismo. Por meio dele, pretendo levar ao público o que e como vejo o Judô e seu desenvolvimento. Sempre pautado pelo que aprendi e estou aprendendo no dojo. Esse é um compromisso.

Aos leitores, fica aberto desde já o canal para críticas, sugestões e comentários. Ah, e elogios também.

Já de antemão agradeço a direção do Olimpíada Todo Dia pelo espaço aberto e também ao meu Sensei Edu, sua família e meus irmãos de treinos. O compromisso é com todos vocês. Domo Arigatou Gozaimashita!

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Planeta Ippon