Siga o OTD

Judô

Português campeão mundial testa positivo para o novo coronavírus

Meio pesado Jorge Fonseca, que já teve de superar um câncer na perna esquerda, diz estar assintomático e em isolamento social. Outra atleta da seleção também está com a Covid-19

Jorge Fonseca coronavírus judô
Jorge Fonseca venceu o vice-campeão olímpico na final do Mundial de Tóquio (Emanuele di Feliciantonio/FIJ)

O português Jorge Fonseca, atual campeão mundial dos Meio Pesados no judô, revelou que testou positivo para o novo coronavírus. Ele afirmou ainda que está assintomático e em isolamento social, deixando, portanto, de participar do treinamento que faria em Coimbra com a seleção nacional.

“Foi com surpresa e consternação que recebi esta notícia pois estou convicto de ter sempre cumprido com rigor todas as orientações da Direção-Geral da Saúde e da Federação Portuguesa de Judo (FPJ)”, disse o judoca, que esteve sempre assintomático, em comunicado enviado à “Agência Lusa” na quinta-feira (25).

Jorge Fonseca é o primeiro campeão mundial de judô da história de Portugal. Ganhou no ano passado, em Tóquio, vencendo as seis lutas que fez, inclusive o vice-campeão olímpico Elmar Gasimov na semifinal. O título veio quatro anos após superar um câncer na perna esquerda. Após vencer a final, contra o russo Niyaz Ilyasov, fez uma dancinha que marcou o torneio (veja abaixo, a partir de 8min40)

O contágio pelo novo coronavírus veio em uma testagem que a Federação Portuguesa de Judô antes de um treinamento que a seleção iria fazer em Coimbra. Além dele, Wilsa Gomes, que compete na categoria até 57 quilos, a mesma de Rafaela Silvca, também testou positivo. Ambos ficarão de fora da sessão de treinos.

“Em boa hora (a federação) decidiu efetuar estes testes antes de se iniciar este primeiro estágio”, afirmou Jorge Fonseca. “Continuo absolutamente determinado e focado nos meus objetivos desportivos, designadamente na minha participação nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio, que, estou certo, não sairá prejudicada por este percalço”, acrescentou, sempre de acordo com a “Agência Lusa”.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Brasil vai a Portugal

A seleção brasileira de judô tem viagem a Portugal marcada para o dia 10 de julho a fim de realizar um período de treinamentos. A chamada Missão Europa, organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), contará com 28 judocas.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô