Siga o OTD

Judô

Federação internacional fala em volta de torneios em setembro

Em nota assinada pelo presidente Marius Vizer, FIJ atualiza planos e coloca esboço de data para retomar as competições

Volta dos torneios de judô setembro FIJ
(Marina Mayorova/IJF)

A Federação Internacional de Judô (FIJ) colocou setembro como uma possível data para a volta dos torneios do circuito internacional. O esboço de retorno foi revelado pela própria entidade, em cara assinada pelo presidente Marius Vizer.

“O plano atual da FIJ é recomeçar o circuito a partir de setembro, porém os fatores do Covid-19 estão fora de nosso controle. Esperamos que, até então, a crise de saúde não esteja mais afetando as condições de viagem e trabalho”, afirma Vizer em comunicado divulgado na segunda (8).

“Temos monitorado de perto a situação da saúde e as diversas diretrizes governamentais em todo o mundo”, afirma, sobre a volta dos torneios. “É com satisfação que constatamos que alguns países estão a caminho de reabrir suas fronteiras, e esperamos que em breve isso seja aplicado para outras regiões e, finalmente, em nível global.”

Os torneios de judô estão parados desde o início de março, quando o Grand Prix de Rabat, no Marrocos, foi suspenso. Logo depois saíram o Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia, e os Grand Prix em Tbilisi, na Georgia, e Antalya, Turquia. Desde então, tatames vazios.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Corrida olímpica

A volta dos torneios será um ponto chave na corrida para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Os adiamentos forçaram a FIJ a estender o prazo final da classificação olímpica em um ano, até julho de 2021. Até o momento da parada, o Brasil tinha equipe completa em Tóquio 2020.

No ccomunidado, a Federação Internacional de Judô afirmou estar discutindo com os comitês organizadores o reagendamento dos eventos. “Planejamos agendar os eventos suspensos, sempre que possível, de acordo com a acessibilidade geográfica, promovendo chances de participação justa e igualitária para todos na qualificação para os Jogos Olímpicos.”

Mais em Judô