Siga o OTD

Pan 2019

Todos os brasileiros no pódio do primeiro dia do Pan Americano

Larissa Pimenta e Daniel Cargnin ficaram com o ouro e teve ainda três pratas e um bronze. Campeonato continua até domingo

Pódio com Larissa Pimenta no ouro e Sarah Menezes em um dos bronzes (reprodução TV)

Os seis brasileiros que disputaram o primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de judô nesta quinta (25) foram ao pódio. O saldo foi de dois ouros, três pratas e um bronze. O torneio faz parte da corrida para os Jogos Pan-Americanos de Lima.

Larissa Pimenta foi a primeira brasileira campeã do dia, venceu Angélica Delgado, dos Estados Unidos, na final. Antes havia derrotado três adversárias, inclusive a Sarah Menezes nas quartas. A Sarah acabou ficando com o bronze.

Foi o primeiro título dela em Campeonato Pan-Americano de judô, o terceiro continental em três disputados no ano. Tem outros três pódios na temporada, em um total de oito torneios disputados em seu primeiro ano integrando a seleção adulta.

Outro que debutou no ponto mais alto do pódio do campeonato foi Daniel Cargnin. Foi campeão vencendo as quatro lutas que fez, sendo a final contra Juan Postigos, atleta da casa. Saiu comemorando para a torcida, com respeito, que se manifestou bastante na luta.

As pratas foram de Nathália Brigida, que parou na campeã olímpica Paula Pareto na final, Eric Takabatake, derrotado pelo equatoriano agora bicampeão Lenin Preciado, e de Rafaela Silva, derrotada na decisão pela canadense Christa Deguchi.

“Foi uma experiência boa. Um evento teste para o Pan-Americano, mais parecido com uma Olimpíada, uma adrenalina diferente. Deu para sentir um pouquinho como serão os próximos passos”, disse Nathália Brigida “Sai com um resultado positivo. Uma final dura contra a Pareto, campeã olímpica, muito experiente”, completou. Foi o melhor resultado da Nathália Brigida em Campeonato Pan-Americano de judô.

Programação

Na sexta-feira (26) lutarão Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Lincoln Neves (73kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg).

No sábado (27) vem Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg).

Fechando a programação, no domingo (29), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas

Caminho dos Jogos Pan-Americanos

O campeonato distribui pontos para o ranking pan-americano, critério de classificação para os Jogos Pan Americanos, que também serão disputados em Lima. Os campeões somam 500 pontos. Além dele, haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no mesmo ranking.

Os nove melhores de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

Vale dizer que o Campeonato Pan-Americano de judô também pode entrar como o sexto ponto no ranking mundial, base dos critérios para o Mundial de Tóquio deste ano e também para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019