Siga o OTD

Pan 2019

Divulgada seleção do Campeonato Pan-Americano de judô

Campeonato Pan-Americano conta para definir quem vai aos Jogos de Lima, além de ter importância para montar a seleção que estará no mundial do Japão

Se for ao Pan, Mayra não terá Kayla Harrison, dos EUA, no caminho (Zahonyi Tamas/IJF/arquivo)

A lista dos atletas convocados para a seleção brasileira que vai ao Campeonato Pan-Americano de judô saiu na tarde desta quinta-feira (11). O torneio vai de 26 a 28 de abril, em Lima, e vale pontos para quem quer participar dos Jogos Pan-Americanos, que também serão em Lima, capital peruana. Maria Suelen Altheman e David Moura, por exemplo, já avisaram que não vão. Mayra Aguiar pretende ir.

A equipe será formada por Nathália Brígida (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Sarah Menezes (52kg), Rafaela Silva (57kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg) no feminino.

No masculino vão Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg), Lincoln Neves (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).

Para definir quem vai aos Jogos Pan-Americanos, o Campeonato Pan-Americano compõe um ranking específico do continente junto com a Copa Pan-Americana. É esse ranking continental que define quem vai aos Jogos. A Copa Pan-Americana desse ano será entre 22 e 23 de maio na Cidade do Panamá.

Apesar de estarem fora do Pan, Maria Suelen e David Moura vão para o Campeonato Pan-Americano, pois os pontos nele conquistados também podem entrar no ranking mundial da FIJ, o chamado sexto ponto. Sendo assim, influencia na corrida para o Mundial de Tóquio e também para as Olimpíadas já que, em última análise, o ranking mundial é o critério básico para definir os elegíveis nos dois casos.

Calendário é o que incomoda

O calendário dos Jogos Pan-Americanos encavala esse ano justamente com a preparação para a principal competição do ano para a seleção, o mundial de Tóquio. O tempo apertado incomoda não apenas porque o mundial é a competição que mais dá ponto para o ranking mundial no ano, mas também porque a seleção quer usar a aclimatação para o torneio como laboratório da preparação para os Jogos de 2020.

O torneio de judô dos Jogos Pan-Americanos vai de 6 a 11 de agosto e o período de aclimatação para o mundial começa exatamente um dia após o término, dia 12. As lutas do mundial vão de 25 a 31 de agosto. Ou seja, dá quase um mês fora.

Grand Slam de Baku

Além dos convocados para o Campeonato Pan-Americano, a CBJ divulgou também a seleção que vai para o Grand Slam de Baku, último torneio antes da definição do time que vai ao Mundial em Tóquio. Vai de 10 a 12 de maio.

Ao Grand Slam, no Azerbaijão, vão Nathália Brígida (48kg), Gabriela Chibana (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) no feminino.

A além de Phelipe Pelim (60kg), Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Charles Chibana (66kg), David Lima (73kg), Marcelo Contini (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg).

Nathália Brigida, que corre para conseguir uma vaga no mundial, falou da importância da convocação “O (Campeonato) Pan-Americano vale o sexto ponto e é muito importante, além de ser uma experiência boa. Eu só disputei um”, disse. Ela pode pegar a atual campeã olímpica da categoria, a argentina Paula Pareto, além de outras atletas duras como a experiente Edna Carillo, do México, e as eternas rivais cubanas.

“Vou em busca do meu bicampeonato pan-americano. Ano passado, eu estava voltando de lesão e, por isso, não consegui dar o meu máximo. Agora vou me cuidar para chegar inteiro, buscar o meu judô e fazer meu segundo ouro no Pan”, projeta o meio-médio Eduardo Yudy, que apontou os canadenses como grandes adversários.

Na preparação para esses eventos, todos os convocados concentraram-se durante os últimos doze dias em treinamento de campo internacional, em Pindamonhangaba, lutando diariamente com judocas de outros oito países, entre eles Chile, Equador e Argentina, possíveis adversários dos brasileiros em Lima.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019