Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Danilo Fagundes e Stephany Saraiva são o Brasil no Mundial

Divulgação

Mundial de Pentatlo Moderno será realizado no México e contará com os brasileiros Danilo Fagundes e Stephany Saraiva

O Brasil estará presente no Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno, que começará nesta sexta-feira, 7, na Cidade do México, no país da América do Norte. O país estará representado por Danilo Fagundes, 30, e Stephany Saraiva, 23. O torneio, que vai até o próximo dia 13, também vai marcar a celebração do primeiro Dia do Pentatlo Moderno, que será comemorado no domingo, 9, seguindo calendário da federação que rege à modalidade, a UIPM.

Os dois brasileiros vão competir no México uma semana depois de participarem do Open de Pentatlo Moderno de Santos, que aconteceu no último fim de semana. Danilo, inclusive, foi o tricampeão do torneio, que chegou à sua terceira edição, recebendo, pela primeira vez, pentatletas estrangeiros.

“Tive desempenhos homogêneos nas provas”, o pentatleta resume sua participação na competição do litoral paulista, contando que embarca para o México no domingo, 9. “O Mundial é uma prova importante, já que lá estarão os melhores do mundo”.

As provas no México vão acontecer no Campo de Marte, área militar da capital mexicana, distribuindo 21 medalhas. A disputa de estreia do torneio será o revezamento feminino, seguido do revezamento masculino no sábado, 8, do revezamento misto no domingo e dos eventos individuais a partir de segunda, 10, com as mulheres.

“O México não tem um bom histórico de organização de competição com alto nível de qualidade e o desafio da altitude será interessante”, avalia Danilo, sobre a capital mexicana estar a mais de 2 mil metros acima do nível do mar. “Os treinos foram bem intensos e técnicos e espero representar da melhor maneira possível o meu país e sair de lá com uma vitória”.

Revelados no PentaJovem

Assim como Danilo, Stephany também participou do Open de Santos. Lá, ela conquistou o bronze, repetindo os desempenhos de 2016 e 2017. Também como o colega de delegação no México – e de treinamento no Rio de Janeiro -, a pentatleta foi revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).

Stephany viaja para o México um dia antes do início do torneio, nesta quinta-feira, 6. Ela também vê o Mundial Sênior como um importante torneio do calendário. Ela ainda faz parte da Comissão de Desportos da Marinha, como Terceiro Sargento.

“Por ser um Mundial por si só sempre será uma competição muito importante”, conta, fazendo a mesma ressalva da altitude, apontada pelo colega Danilo. “Não tive nenhuma mudança radical nos treinos para a competição e espero que tudo ocorra bem”.

Além de serem formados no PentaJovem, Danilo e Stephany também recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Dia do Pentatlo Moderno

A edição deste ano do Mundial Sênior será diferenciada, já que vai acontecer durante as comemorações da primeira edição do Dia do Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin. A homenagem ao nome da data é para o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e criador da modalidade, o francês Barão de Coubertin.

A celebração foi aprovada unanimemente durante o Congresso anual da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) do ano passado.

“Normalmente, os Jogos Olímpicos – a cada quatro anos – nos proporcionam nossa melhor oportunidade de mostrar nosso maravilhoso esporte e nos conectar com o resto do mundo. Agora, podemos usar o Dia do Pentatlo Moderno para conseguir isso todos os anos”, o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann, destacou na ocasião da aprovação da data.

MUNDIAL DO MÉXICO

Sexta (7 de setembro): Revezamento feminino
Sábado (8 de setembro): Revezamento masculino
Domingo (9 de setembro): Revezamento misto
Segunda (10 de setembro): Qualificação feminina
Terça (11 de setembro): Qualificação masculina e esgrima tradicional da final feminina
Quarta (12 de setembro): Final feminina e esgrima tradicional da final masculina
Quinta (13 de setembro): Final masculina

Mais em Pentatlo Moderno