Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Semana movimentada para o pentatlo moderno brasileiro

divulgação

Copa do Mundo, na Hungria, e Troféu Internacional Jovem, em Portugal, estão na agenda do pentatlo moderno do Brasil

O Pentatlo Moderno brasileiro estará presente em duas competições da modalidade olímpica nesta semana. A primeira delas será a terceira etapa da Copa do Mundo, em Kecskemét, na Hungria, a partir de quinta-feira, 3. Nela, estaremos representados pelos líderes do ranking nacional, Priscila Oliveira, 29, e William Muinhos, 24. Já no fim de semana, a revelação Ieda Guimarães, 17, vai participar do Troféu Internacional Jovem, em Leiria, Portugal.

Na Hungria, Priscila e William serão dois dos mais de 170 pentatletas de cerca de 30 países que vão participar da competição da modalidade que reúne natação, esgrima, hipismo e laser run (tiro a laser e corrida). William esteve presente nas duas etapas anteriores do torneio, em fevereiro no Egito, e em março nos Estados Unidos. Priscila só competiu na qualificação norte-americana.

Na competição mais recente, a pernambucana ficou em 51º dentre 67 competidoras, e não conseguiu avançar à final. Ela conta que gostaria de ter tido um desempenho melhor em sua primeira competição do ano.

“Fui muito confiante para o torneio nos Estados Unidos, mas não achei que tive um resultado expressivo”, conta a atual campeã Brasileira.

Priscila está desde o início de abril na França para um aperfeiçoamento com foco na esgrima. Lá, ela está treinando com seu parceiro de equipe, William Muinhos, que desde meados de fevereiro mora no país europeu.

“Eu não estava planejando participar dessa etapa da Copa, mas surgiu essa oportunidade de um treinamento intensivo com o melhor técnico de esgrima do mundo, o que me fez também repensar a ida à Hungria”, diz, sobre o camping training com o francês Daniel Levavasseur.

De olho na superfinal

Na Hungria, Priscila e William vão encarar as cinco provas da modalidade em Kecskeméti Bath (natação), no Pavilhão Desportivo István Messzi (esgrima) e no Centro Recreativo Zoltán Benkó (hipismo e laser-run). Enquanto ela estreia na quinta, na qualificação feminina, ele entra em ação na sexta, durante a semifinal entre os homens.

Nesta nova Copa do Mundo, o carioca quer repetir o bom desempenho que teve na primeira etapa, no Egito. Lá, ele se classificou para a grande decisão, se tornando o primeiro nome revelado no PentaJovem a avançar à uma final do torneio. O PentaJovem é um projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.

“Minha prova nos Estados Unidos foi um pouco aquém do que eu esperava”, ele relembra o 58º lugar dentre os 85 pentatletas da ocasião. “Fiz uma esgrima regular, melhorei meu tempo na natação em relação ao Egito, mas o tiro foi bem pior”, avalia.

Desde meados de fevereiro, William mora na França, de olho em uma melhor preparação no Pentatlo Moderno. Em Paris, ele faz parte da equipe de esgrima do conceituado técnico Daniel Levavasseur, treinando com grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial, como os franceses Elodie Clouvel, 29, e Valentin Belaud, 25.

“Vou participar da Copa da Hungria porque estou aqui do lado e ainda tenho chances de pegar uma vaga na superfinal”, William está mirando uma das 36 vagas da Final da Copa do Mundo, em junho, no Cazaquistão. “Vou tentar novamente ir à final e pontuar no ranking do torneio”, acrescenta ele, que atualmente é o 47º.

De volta a Portugal

Enquanto Priscila e William estarão competindo na Hungria, Ieda Guimarães chegará a Portugal para o Troféu Internacional Jovem, que será disputado em Leiria, de sexta a domingo. Lá, vão acontecer disputas sub 17 e sub 19. A brasileira vai participar apenas da segunda.

A revelação do Pentatlo Moderno nacional esteve em Portugal no início de abril, para o Campeonato Mundial Jovem. Na ocasião, ela ficou em 76º, dentre incríveis 100 competidoras e não conseguiu avançar à final. A carioca conta que não se saiu melhor, pois teve problemas técnicos com seu material. 

“Com isso, espero que nesta competição eu possa me atualizar sobre o meu nível na competição e estar atenta a possíveis imprevistos”, Ieda torce. “Portugal é lindo e nesta época está com um clima super agradável. Estou feliz por voltar a esse país”, completa.

A temporada da jovem competidora está sendo intensa. Ela participou da etapa egípcia da Copa do Mundo, onde fez sua estreia no circuito do torneio e, além destas duas competições em Portugal, ainda vai representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, de 26 de maio a 10 de junho, e estará nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, em outubro.

“O atleta está sempre em aprendizado e nesta competição eu irei enfrentar a maioria das competidoras que também irão aos Jogos Olímpicos. Isso será bom para eu estudar melhor minhas adversárias”, comemora.

Tanto Ieda, quanto Priscila e William recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. William também faz parte da Comissão de Desportos da Aeronáutica, como Terceiro Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB).

PROGRAMAÇÃO DA COPA DO MUNDO DA HUNGRIA

Quinta (3 de maio): Qualificação feminina

Sexta (4 de maio): Qualificação masculina

Sábado (5 de maio): Final feminina

Domingo (6 de maio): Final masculina

Segunda (7 de maio): Revezamento misto

CALENDÁRIO DO TROFÉU INTERNACIONAL JOVEM

Sexta (4 de maio): Disputa sub 17

Sábado (5 de maio): Esgrima sub 19

Domingo (6 de maio): Natação e laser-run sub 19

AGENDA DO DIA

jan 17 01:30 NBA Los Angeles Clippers 109 Utah Jazz 129 jan 17 05:30 Campeonato Latino Americano de golfe Pedro Nagayama, Daniel Kenji Ishii, Herik Machado, Andrey Xavier Borges, Tiago Lobo e Fred Biondi (BRA) jan 17 07:40 Aberto da Hungria de tênis de mesa Hugo Calderano/Bruna Takahashi (BRA) 0 Stefan Fegerl / Sofia Polcanova (AUT) 3 jan 17 12:30 Mundial de handebol masculino - Grupo D Egito 33 Angola 28 jan 17 12:30 Mundial de handebol masculino - Grupo A Brasil 35 Coreia 26 jan 17 12:30 Mundial de handebol masculino - Grupo B Bahrain 23 Japão 22 jan 17 12:30 Mundial de handebol masculino - Grupo C Chile 32 Arábia Saudita 27 jan 17 13:00 Campeonato Brasileiro da Classe Laser jan 17 15:00 Mundial de handebol masculino - Grupo D Qatar 26 Argentina 25 jan 17 15:00 Mundial de handebol masculino - Grupo C Áustria 27 Tunísia 32 jan 17 15:00 Mundial de handebol masculino - Grupo B Macedônia 22 Islândia 24 jan 17 15:00 Mundial de handebol masculino - Grupo A Alemanha 31 Sérvia 23 jan 17 16:40 Aberto da Hungria de tênis de mesa Hugo Calderano (BRA) 4 Chen Chien-An (TPE) 2 jan 17 17:15 Mundial de handebol masculino - Grupo C Dinamarca Noruega jan 17 17:30 Mundial de handebol masculino - Grupo A França Rússia jan 17 17:30 Mundial de handebol masculino - Grupo B Espanha Croácia jan 17 17:30 Mundial de handebol masculino - Grupo D Suécia Hungria jan 17 18:10 Sul-Americano Sub-20 de futebol - Grupo A Venezuela Colômbia jan 17 19:00 Superliga de vôlei feminino - Primeira Fase Fluminense Pinheiros jan 17 19:00 NBB Vasco Franca Basquete jan 17 19:15 Copa São Paulo de Juniores - Quartas de final Guarani Figueirense jan 17 20:30 Sul-Americano Sub-20 de futebol - Grupo A Chile Bolívia jan 17 20:45 NBB Basquete Cearense Mogi das Cruzes jan 17 21:30 Copa São Paulo de Juniores - Quartas de final Cruzeiro São Paulo

Mais em Pentatlo Moderno