Siga o OTD

Pentatlo Moderno

William Muinhos passa a treinar na França

Foto: Arquivo Pessoal

Pentatleta brasileiro William Muinhos busca, com treinos na Europa, melhorar marcas no esporte; resultados já puderam ser vistos na Copa do Mundo

O brasileiro William Muinhos, líder do ranking nacional do pentatlo moderno, passou a treinar na França. Ele foi o primeiro atleta revelado no PentaJovem, projeto de base da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), a participar de uma final de Copa do Mundo no Marrocos em março. Segundo ele, o resultado já é fruto da mudança para a Europa.

“Já senti muita diferença em relação ao treinamento, principalmente na esgrima. Evoluí muito na primeira semana. O nível é completamente diferente. Por isso, escolhi a França: pelo nível dos atletas ser tão alto”, afirmou William. Ele treina na equipe do técnico Daniel Levavasseur, treinador consagrado de esgrima. Os dois se conheceram em uma clínica de esgrima comandada pelo treinador para brasileiros a convite da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

“Brincando ou não, ele falava para eu vir treinar na França, porque eu iria melhorar muito. Na época, não tinha condições financeiras, por isso não vim logo. E também estava fazendo faculdade e não podia vir”, explicou. A ida para a França também foi estimulada pelo treinador da seleção brasileira, Guilherme Giffoni.

“Já enviei alguns vídeos do treino de esgrima para o técnico do Brasil e ele me disse que eu já estou no ritmo europeu. Minha afinidade com o Daniel é muito boa. Toda semana tem uma equipe de um país diferente aqui com ele. Já treinei com atletas da África do Sul, China, Estônia, Austrália, Egito e Suíça”, comentou William.

O próximo desafio dele será na próxima semana, quando disputará a terceira etapa da Copa do Mundo de Esgrima. A competição será realizada na Hungria.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Pentatlo Moderno