Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Ieda Guimarães disputa Mundial Jovem em Portugal

Divulgação/UIPM

Única brasileira na competição, Ieda Guimarães inicia, neste domingo, sua participação no Mundial Jovem de pentatlo moderno; Torneio é classificatório para os Jogos Olímpicos da Juventude.

Ieda Guimarães será a representante brasileira no Mundial Jovem de pentatlo moderno. A competição, que conta com 200 pentatletas de cerca de 35 países, será realizado em Caldas da Rainha, em Portugal, entre os dias oito e 14.

Ieda foi revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. A carioca vai representar o país nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, que serão disputados de 6 a 18 de outubro, na capital argentina.

No início de março, Ieda fez sua estreia no circuito da Copa do Mundo, ao participar da primeira etapa da competição, no Egito. No país africano, a brasileira ficou em 61º dentre 65 competidores. “Minha participação no torneio não foi como eu esperava, mas só em poder participar de uma competição com as melhores mulheres do nosso esporte valeu muito a pena”, ela avalia.

Em Portugal, Ieda e os demais competidores vão encarar as provas da modalidade olímpica no CAR Caldas (esgrima), na Piscina Municipal (natação) e no Complexo Municipal (laser-run).

Em sua qualificação no Mundial, a brasileira será uma das 98 pentatletas dos 34 países presentes. As competidoras foram divididas em três grupos na disputa deste domingo. A brasileira estará na bateria B ao lado de outras 32 atletas de 33 nações.

Ieda conta que os treinamentos para o evento foram “muito cansativos” e que espera melhorar suas marcas pessoais. “Com essa competição, vou ter a experiência de competir com meninas da minha idade e ver como será meu desempenho no ranking mundial”, projeta.

Além das medalhas em jogo, o Mundial Jovem de Portugal também vai distribuir 18 vagas para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 – nove para homens e outras nove para mulheres.

Confira a programação do Mundial Jovem de Portugal:

Domingo (8 de abril): Qualificação feminina

Segunda (9 de abril): Qualificação masculina

Terça (10 de abril): Final feminina

Quarta (11 de abril): Final masculina

Quinta (12 de abril): Revezamento feminino

Sexta (13 de abril): Revezamento masculino

Sábado (14 de abril): Revezamento misto

Mais em Pentatlo Moderno