Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Brasil contará com quatro pentatletas na Copa do Mundo

Foto: Divulgação

O Brasil contará com quatro representantes na disputa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno no Egito. A primeira etapa da competição, realizada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), acontecerá a partir desta quarta-feira (28) no Cairo. Representarão a seleção brasileira Maria Ieda Guimarães, 17, no feminino; e Danilo Fagundes, 30, Felipe Nascimento, 24, e William Muinhos, 24, no masculino.

“Acredito que será uma boa experiência, já que vou competir com mulheres de categorias acima da minha e acredito que isso seja muito bom para meu desenvolvimento como atleta”, celebrou Maria Ieda, que participa da sua primeira Copa do Mundo. Ela disputará a categoria Jovem A do pentatlo moderno.

“Muitas pentatletas que estarão lá possuem uma enorme experiência e esse é um dos aprendizados que me inspiram e que preciso levar para os Jogos Olímpicos da Juventude”, avaliou.

Masculino

Entre os três homens que participam da competição masculina, o destaque vai para Danilo Fagundes, vencedor do Prêmio Brasil Olímpico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O atleta disputa a sua 18ª Copa do Mundo e é o número 3 no ranking nacional. “Estou numa fase de treinos que não é competitiva, mas fiz alguns testes e espero fazer o melhor no Egito”, comentou o atual campeão brasileiro e vice Sul-Americano.

Líder do ranking, William Muinhos, também tem interesse em observar os adversários e a sua posição em relação ao nível mundial. “Se eu fizer uma boa esgrima e um bom combinado, o resultado virá e espero que seja o suficiente para eu me classificar para a final”, comemora. A Copa do Mundo do Egito será a sua 13ª na carreira.

Já o pernambucano Felipe Nascimento vê a Copa do Mundo como uma oportunidade de adquirir ritmo de competição. Em 2018, ele disputará os Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, na Bolívia, e os Jogos Olímpicos da Juventude, na Argentina. “Conseguir me classificar para a Final agora seria ótimo, mas não irei me pressionar para isso. Estou focado em competir fazendo o melhor que posso e curtindo a prova”, explica.

Programação da Copa do Mundo do Egito

Quarta (28 de fevereiro): Qualificação feminina
Quinta (1º de março): Qualificação masculina
Sexta (2 de março): Final feminina
Sábado (3 de março): Final masculina
Domingo (4 de março): Revezamento misto

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Pentatlo Moderno