Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Com Yane na política, maior conquista foi prêmio de fair play

Yane Marques não se diz oficialmente aposentada, mas o fato é que a dona da medalha de bronze do pentatlo moderno na Olimpíada de Londres não competiu em 2017. O maior nome da modalidade no país se entregou à política. Ela foi nomeada em janeiro secretária executiva de Esportes da Prefeitura do Recife. Apesar das responsabilidades e atividades relativas ao cargo, a atleta não deixou de treinar, mas ao mesmo tempo disse recentemente que não se vê disputando os Jogos de Tóquio em 2020. Sem ela, o pentatlo moderno brasileiro ficou órfão. Não houve na temporada nenhum resultado internacional relevante. A maior conquista foi o prêmio de fair play recebido por Stephany Saraiva.

O prêmio foi ganhou em 2017, mas a atitude que o gerou ocorreu no ano anterior, quando, no Pan-Americano de 2016, em Buenos Aires, um juiz deu Stephany como vitoriosa durante um dos duelos da esgrima. Mas ela tinha certeza de que não tinha tocado com a espada em sua adversária e alertou ao juiz. Ele voltou atrás e a luta seguiu.

A brasileira acabou levando a melhor contra a guatemalteca Isabel Brand, vencendo a adversária por três a dois. E ali mesmo na Argentina, no final da competição, a UIPM (União Internacional de pentatlo moderno) resolveu dar à carioca um troféu pelo belo gesto apresentado. Um ano depois veio o prêmio do Comitê Internacional e, no final de 2017, o prêmio de fair play do ano oferecido pela UIPM.

Em termos de resultados, o mais importante foi a classificação de Maria Ieda Guimarães para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão disputados no ano que vem em Buenos Aires. No Pan-Americano Júnior de pentatlo moderno, a brasileira foi a melhor sul-americana entre os 19 atletas dos nove países participantes e, por conta disso, garantiu a classificação para o torneio.

No circuito mundial, os pentatletas brasileiros só participaram da primeira etapa da Copa do Mundo, em fevereiro, em Los Angeles. Entre 64 participantes da competição masculina, Danilo Fagundes ficou em 58o. lugar e Felipe Nascimento em 59o. e foram eliminados. No feminino, Larissa Lellys não teve um bom desempenho e também não conseguiu a classificação para a final. No Mundial militar, Isabela Abreu terminou a competição na 21ª. posição.

No cenário continental, William Muinhos ficou em oitavo lugar no Campeonato Pan-Americano e o Brasil voltou com oito medalhas do Campeonato Sul-Americano:

Ouro no revezamento misto: Priscila Oliveira e William Muinhos27
Ouro no revezamento misto militar: Priscila Oliveira e William Muinhos
Prata individual masculina: Danilo Fagundes
Prata por equipes feminina: Bianca Cavalcanti, Isabela Abreu e Priscila Oliveira
Prata por equipes masculina: Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos
Bronze individual feminino: Priscila Oliveira
Bronze individual feminino militar: Priscila Oliveira
Bronze no revezamento misto militar: Bianca Cavalcanti e Felipe Nascimento

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pentatlo Moderno