Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Promessas do Pentatlo Moderno vão ao Rio para o Brasileiro

Brasileiro de Pentatlo Moderno reunirá cerca de 80 competidores no Rio de Janeiro neste final de semana e contará com jovens atletas, que tentam seus primeiros passos no esporte olímpico.

No próximo sábado (9), Deodoro, na Zona Oeste do Rio, receberá pentatletas de todo o país das mais variadas idades e histórias para o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno. Principal competição da modalidade no país, o torneio é uma oportunidade de ouro para muitos competidores colocarem à prova as horas de preparação em seus centros de treinamento.

Dentre os 80 atletas, que vão competir na Cidade Maravilhosa, estão muitas promessas do esporte olímpico que reúne esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). Muito deles vão aproveitar o contato com os principais pentatletas do país para troca de experiência.

“Estaremos em ‘casa’, o que será bom só por isso, já que conhecemos o local das provas”, afirma a carioca Maria Ieda Guimarães, que com apenas 17 anos é a sétima no ranking nacional da modalidade. “Veremos nossos amigos e parentes assistindo e torcendo pela gente de perto”, ela continua

Maria Ieda já é figurinha carimbada nas instalações do Brasileiro do próximo sábado, já que faz parte do centro de treinamento que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém em Deodoro. As arenas que a jovem atleta e os demais competidores vão usar, aliás, ficam bem próximas das instalações da modalidade na Rio-2016. A piscina, por exemplo, é a mesma usada na Olimpíada e foi herdada dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007.

Enquanto Maria Ieda é uma promessa que já treina durante oito anos, uma jovem catarinense, que mora em Curitiba, dá seus primeiros e certeiros passos no Pentatlo Moderno. Aos 16 anos, Larissa Faccin, mesmo com somente um ano na modalidade, já aparece no top 10 do ranking nacional. O caminho até os primeiros lugares começou em seu colégio. Desde pequena, Larissa sempre esteve envolvida com o esporte; passou por vários até chegar ao Pentatlo Moderno.

“Em 2016, em um evento na escola, tive contato com o Biatlo Moderno, que reúne natação e corrida e é um dos esportes base do Pentatlo. Tive um excelente resultado na prova e uma semana depois dei de cara com meu nome em uma lista de convocados para fazer parte da equipe de Pentatlo Moderno do colégio”, a jovem atleta relembra. “A partir daí, comecei a treinar todas as tardes. Cheguei a pensar que minhas notas cairiam, mas aconteceu o contrário: elas aumentaram, assim como meu senso de responsabilidade”, completou Larissa.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Pentatlo Moderno