Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Brasil terá cinco atletas em torneio mundial de tiro a laser

Marcela Mello, Ana Clara Bezerra, João Marcos Santos, Maria Eduarda Costa e Ana Luiza Teixeira representam o Brasil

All Star Laser Marcela Mello Pan-Americano de Tiro em casa
Marcela Mello é um das representantes do Brasil no All Star Laser (reprodução instagram/Mellomarcela

Organizada pela UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno), o All Stars Lasers Laser, de tiro a laser, contará com 250 atletas de todo o mundo, cinco deles brasileiros. Mais uma vez, todos competindo em suas casas.

Marcela Mello, que disputará o torneio na categoria junior, Ana Clara Bezerra, Maria Eduarda Costa, Ana Luiza Teixeira e João Marcos Santos, que estão na categoria sub-15, serão os representantes brasileiros na competição. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

As eliminatórias acontecerão nos dias 7 e 8 de agosto. Além de marcar o início do torneio criado pela UIPM, a data marcará exatamente um ano antes do começo da disputa do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem. 

Marcela Mello Pan-Americano de tiro em casa
Marcela Mello conquistou a prata no Pan-Americano de tiro em casa (reprodução Instagram/mellomarcela)

“O Laser All Stars permitirá que atletas de todos os países se reúnam em um dia muito especial para o nosso movimento esportivo. O tiro a laser e, especialmente o laser-run, deram ao nosso esporte uma nova dimensão urbana e a tecnologia oferece a todos os participantes a flexibilidade de poder fotografar em suas próprias casas”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Como funciona

As disputas do All Stars Laser vão acontecer por videoconferência. Cada pentatleta deverá ter pistola a laser, alvo, câmera para filmar a prova e uma mesa de apoio, respeitando as regras de competição. Os competidores vão ficar a cinco ou a 10 metros de distância do alvo, dependendo da categoria.

“Após o sucesso do Laser Home Run, estamos empolgados em lançar o All Stars Laser – um conceito incrível de tiro a laser que eu sei que será emocionante para concorrentes e público. Vemos a mídia social como um recurso vital para permitir que a nossa comunidade se encontre online, concorra entre si e se divirta”, comemora o lituano Andrejus Zadneprovskis, do Conselho Executivo de Mídia da UIPM.

Alternativa na pandemia

Por conta da pandemia do coronavírus, a alternativa para os atletas tem sido disputar os torneios por videoconferência. A primeira a ter sucesso neste tipo de competição foi Marcela Mello. A pentatleta terminou com a prata no Pan-Americano de Tiro em casa.

Mais recentemente, os brasileiros também disputaram o Sul-Americano de tiro e salto, com destaque para Maria Eduarda Costa e João Marcos Santos, que foram ouro.

Brasileiros na disputa

. Marcela Mello, 16 anos (RJ): Júnior (prata no Pan de tiro em casa)

. Ana Clara Bezerra, 14 anos (PE): Jovem (bronze no Sul-Americano de tiro e salto)

. Maria Eduarda Costa, 14 anos (SP): Jovem (ouro no Sul-Americano de tiro e salto)

. João Marcos Santos, 12 anos (PE): Jovem (ouro no Sul-Americano de tiro e saalto)

. Ana Luiza Teixeira, 13 anos (SP): Jovem

Calendário do All Star Laser

. 7 de agosto: eliminatórias Sênior e Master

. 8 de agosto: eliminatórias Jovem e Júnior

. 9 de setembro: semifinais e finais

Categorias do All Star Laser

. Jovem (sub-15): 5 metros de distância do alvo

. Júnior (sub-22): 10 metros de distância do alvo

. Sênior (sub-40): 10 metros de distância do alvo

. Master (40+): 10 metros de distância do alvo

Mais em Pentatlo Moderno