Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Sul-Americano de tiro a laser e salto em casa começa dia 16

Competição continental organizada pela federação do Equador é a terceira com condições adaptadas à crise sanitária em que os brasileiros estarão presentes

Sul-Americano de Tiro a laser e Salto em Casa
Sul-Americano de tiro a laser e salto em casa abre vagas (divulgação CBPM)

Os atletas brasileiros do pentatlo moderno terão mais uma oportunidade de competir em casa durante a pandemia do novo coronavírus. Depois de encararem um torneio mundial de laser-run e um Pan-Americano de tiro, agora eles terão a oportunidade de participar do Campeonato Sul-Americano virtual de tiro a laser e salto em casa. A competição vai acontecer entre os dias 16 e 19 de julho, com as inscrições indo até o dia 14.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Organizado pela Federação Equatoriana de Pentatlo Moderno, o Sul-Americano terá disputas feminina e masculina, em todas as categorias da modalidade olímpica (sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19, Júnior e Sênior).

O campeonto Sul-Americano de tiro a laser e salto em casa está com inscrições abertas até o dia 14. Competição virtual acontecerá de 16 a 19 de julho.
Marcela Mello foi vice no Pan de Tiro. Inscrições para o Sul-Americano de Tiro a Laser e salto em casa vão até dia 14 (divulgação/CBPM)

Como será?

A prova consiste em séries com 20 saltos sobre uma estrutura montada com até 30 centímetros de altura, intercalados com cinco acertos de tiro a laser no alvo, dependendo da categoria. Além da pistola a laser e do alvo, o atleta precisa ter uma mesa de apoio para os tiros, uma estrutura para os saltos, além de uma régua para medir a altura.

Durante a disputa, o pentatleta terá que ficar a 10 metros de distância do alvo. A cada disparo, ele terá que tocar com a pistola na mesa de apoio. A estrutura dos saltos deverá ser montada entre o local de tiro e o alvo.

Inicialmente, todos os atletas vão participar de uma rodada classificatória para a formação de um ranking. A partir daí, serão realizadas eliminatórias, iniciando o confronto entre o primeiro e o último colocado de cada qualificação. A dinâmica seguirá assim até, consequentemente, chegar aos oito melhores, aos semifinalistas e finalistas.

Os campeões e os vice-campeões vão receber um certificado digital especial. O terceiro colocado só ganhará o documento caso haja mais de 10 inscritos em sua categoria. Todos os demais competidores terão um certificado similar por participação.

Mais em Pentatlo Moderno