Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Campeonato Mundial Júnior na Polônia muda de 2020 para 2022

A UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno) divulgou que evento não será mais realizado neste ano por conta da pandemia de coronavírus

Pentatlo Moderno Mundial Júnior 2020 2022
Com a mudança, a próximo edição do Mundial Júnior será em 2021, no Egito (UIPM/Divulgação)

O próximo Campeonato Mundial Júnior de pentatlo moderno não será mais na Polônia. O evento, organizado pela UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno), estava programado para 2020 na cidade de Drzonkow, de 20 a 26 de setembro. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, foi adiado e realocado para 2022. Por isso, a competição mais próxima para atletas menores de 16 anos ocorrerá em 2021, no Egito, em Alexandria.  

+ Ana Marcela quer surpreender para conquistar medalha olímpica

Coube ao Conselho Executivo da UIPM modificar a data do Mundial Júnior por causa das restrições de viagem geradas pelo coronavírus. A Polônia sediará o evento em 2022, um ano antes do III Jogos Europeus, que também será em solo polonês, em Cracóvia. Klaus Schormann, presidente da entidade máxima do Pentatlo Moderno, lamentou não ter a competição em 2020.

“É lamentável que não tenhamos o Campeonato Mundial Júnior em 2020 devido à situação global do coronavírus, mas estou feliz por termos conseguido fazer um arranjo que traga a competição de volta à Polônia em 2022, país que tem sido excelente anfitrião das competições da UIPM há muitos anos”, destacou o mandatário.

+ Quarentena faz Suelen começar a mudar o rumo da vida

“Gostaria de enviar uma mensagem aos nossos atletas juniores de que faremos tudo o que pudermos para organizar o Campeonato Mundial Júnior de 2021 o mais cedo possível no ano”, completou Klaus Schormann. Em 2019, o evento ocorreu em Drzonkow, na Polônia. Entre os homens, o francês Jean Baptiste Mourcia foi o vencedor. Já entre as mulheres, o título ficou com a russa Adelina Ibatullina.

Solução satisfatória

Pentatlo Moderno Mundial Júnior 2020 2022
O Mundial Júnior da Polônia mudou de 2020 para 2022 (UIPM/Divulgação)

Janusz Peciak, membro do Conselho Executivo da UIPM, é um ex-atleta e foi campeão olímpico em Montreal-1976. Além disso, o polonês, de 71 anos, é pentacampeão mundial. Além da edição de 1976, Peciak participou das Olimpíadas de Munique-1972 e Moscou-1980. Apesar das circunstâncias complicadas, o dirigente acredita que alcançaram um resultado satisfatório com as novas resoluções.   

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Os atletas juniores, juntamente com seus treinadores e equipes de apoio, agora podem fazer os preparativos para a retomada da competição em 2021. Também estou feliz pelos organizadores da Polônia, que sabemos que farão um excelente trabalho ao sediar o Campeonato Mundial Júnior de 2022”, comentou o campeão olímpico.

Mais em Pentatlo Moderno