Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Definidas datas e eventos para qualificação olímpica em 2021

União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) divulga calendário de 2021 com etapas da Copa do Mundo

Qualificação do pentatlo moderno para Tóquio 2020 ganha calendário
Qualificação do pentatlo moderno para Tóquio 2020 ganha calendário (Reprodução/pentatlomoderno.org)

O sistema de classificação olímpica já tinha sido anunciado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), restava saber qual o caminho para Tóquio 2020, mas o calendário foi revelado.

A UIPM anunciou a data das quatro etapas da Copa do Mundo de pentatlo moderno que serão realizada em 2021, todas com pontuação válida para o ranking olímpico.

Em resumo, para as vagas restantes de Tóquio 2020, os atletas terão que somar pontos nas etapas da Copa do Mundo para o ranking olímpico ou garantir vaga direto no Mundial de Minsk (Bielorrússia).

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

COPA DO MUNDO DE 2021

De acordo com o novo calendário, a primeira etapa acontecerá em março, em Budapeste, na Hungria. A segunda e a terceira serão realizadas em Sofia, na Bulgária, em abril; e a grande final em maio, em Seul, na Coreia do Sul.

1ª etapa: 24 a 28 de março, em Budapeste (Hungria)
2ª etapa: 7 a 11 de abril, em Sofia (Bulgária)
3ª etapa: 15 a 18 de abril, em Sofia (Bulgária)
Final: 13 a 16 de maio, em Seul (Coreia do Sul)

“Continuamos a experimentar um período de intensa interrupção em nossas vidas cotidianas devido à pandemia da covid-19. O calendário esportivo foi devastado pelas restrições de viagem e pelo distanciamento social. Nesta situação muito difícil, estou satisfeito por podermos oferecer à nossa comunidade alguma clareza nas datas das competições da qualificação olímpica em 2021”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Qualificação olímpica do pentatlo moderno para tóquio 2020 terá quatro etapas da Copa do Mundo e o Mundial de Minsk
Qualificação olímpica do pentatlo moderno terá quatro etapas da Copa do Mundo e o Mundial de Minsk (Reprodução/pentatlomoderno.org)

Rumo à Tóquio 2020

Uma das competições mais antigas do programa olímpico, o pentatlo moderno reserva 72 vagas para Tóquio 2020, sendo 36 em cada gênero. Estão disponíveis ainda 26 delas, sendo 13 para cada naipe.

Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno em Minsk (BLR) será a única competição remanescente que dará vagas. Serão três cotas por gênero disponíveis em Minsk (BLR) de 7 a 13 de junho de 2021.

Boa parte das outras 20 vagas restantes (10 em cada gênero) será definida no ranking olímpico, que está sendo formado desde o ano passado e será fechado no dia 14 de junho, encerrando a qualificação olímpica do pentatlo moderno.

Nunca é demais relembrar que Maria Ieda Guimarães está garantida na Olimpíada de Tóquio 2020.

A atleta assegurou a classificação olímpica após terminar em quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, que distribuiu cinco vagas para cada gênero do pentatlo moderno.

Mais em Pentatlo Moderno