Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Doze brasileiros inscrevem-se em evento de laser-run virtual

A competição criada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) teve 801 inscritos, sendo 12 representantes do Brasil

Brasileiros Pentatlo Moderno Laser-run
A brasileira Marilyn Silva participa na categoria Master 40+ (Divulgação/UIPM)

A primeira edição do laser-run da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) teve a adesão de 52 países e 801 atletas inscritos, sendo 12 brasileiros. O torneio foi organizado em sete categorias (sub-11, sub-15, sub-19, Júnior, Sênior, Master 40+ e Master 60+) e o Brasil tem representantes em quatro delas.

Os brasileiros que participam da competição são Marilyn Silva, na Master 40+, Danilo Fagundes, Luciana Guimarães e William Muinhos, na Sênior, João Victor Acioly, na Sub-19, e Ana Clara Bezerra, Ana Clara Ferreira, Francisco dos Santos, Isabela Zucchi, Kaio Ribeiro, Maria Eduarda Costa e Rômulo Bandeira, na Sub-15.

+ UIPM ajusta sistema de classificação olímpica para Tóquio

“No momento em que todas as atividades da UIPM foram suspensas, as mídias sociais estão desempenhando um papel importante ao permitir que as pessoas se encontrem online, comparem suas atividades de treinamento em casa e se divirtam. Esperamos que o #LaserHomeRun seja uma boa extensão disso”, destacou Andrejus Zadneprovskis, ex-pentatleta medalha de prata em, Atenas 2004, e bronze, em Pequim 2008, e membro do Conselho Executivo de Mídia da UIPM.

Finais na quinta-feira

Brasileiros Pentatlo Moderno Laser-run
Marilyn Silva compõe o grupo de 12 brasileiros que participam do primeiro laser-run virtual (Divulgação/UIPM)

O objetivo do torneio online é fazer com que os pentatletas se mantenham em atividade e unidos durante a pandemia de coronavírus. O atleta mais novo da competição virtual tem seis anos e o mais velho, 83, o dinamarquês Erik Pock .

+ Mãe e treinadora, Cida Lisboa alterna papéis em prol do esporte

Dentre os inscritos estão três medalhistas olímpicos: o russo Anatoli Starostin (ouro individual e por equipes em Moscou 1980 e prata por equipes em Barcelona 1992), a francesa Elodie Clouvel (prata na Rio 2016), e a bielorrussa Anastasiya Prokopenko (bronze em Pequim 2008).

O egípcio Ahmed Elgendy (ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018) e o inglês Joseph Choong, atual vice-campeão Mundial, ouro na última Copa do Mundo e líder do ranking mundial também estão na disputa.

+ Aos olhos do pai: de onde vem amor pelo boxe de Bia Ferreira

No total de pentatletas, 52% são homens e 48% mulheres. A Inglaterra é o país com mais inscritos com 176 integrantes, sendo 93 atletas do sexo feminino e 83 do masculino. As finais da competição estão marcadas para quinta-feira (7) e pode contar com a presença de brasileiros.

Adaptações para o formato virtual

O laser-run é uma das provas do pentatlo moderno juntamente com natação, esgrima e hipismo. A competição é a última a ser realizada nas disputas da modalidade olímpica e reúne a corrida e o tiro a laser.

O pentatleta participa de um circuito em que alterna séries de acertos de tiro no alvo, intercaladas com corrida. O laser-run conta com um Campeonato Mundial desde 2015, além de uma série de eventos ao longo de cada ano.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Em seu formato virtual, a corrida do laser-run foi substituída por polichinelo, agachamento de salto (jumping squat) ou levantamento de joelhos (high knees), dependendo da categoria.

A diferença no tiro será a distância entre o alvo e o atleta, que será bem abaixo do máximo tradicional de 10 metros. A categoria com mais brasileiros é a Sub-15, com sete participantes.

Mais em Pentatlo Moderno