Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Pentatlo moderno terá 48 vagas nos Jogos da Juventude

Foto: Divulgação/UIPM

Os Jogos Olímpicos da Juventude 2018 contarão com 48 participantes no pentatlo moderno. O evento será realizado em Buenos Aires, na Argentina, em outubro do ano que vem.

Coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Fábio Corrêa explicou que o Brasil pretende retornar à competição na próxima edição. O país contou com representantes na primeira edição, em 2010, com a presença de Mariana Laporte e William Muinhos. Este último ficou com a 8ª colocação no Pan-Americano da modalidade no último dia 10.

“Potencialmente, temos dois nomes com condições de conquistar vaga. Para isso, já estamos nos preparando para a qualificação do nosso continente, que acontecerá no fim de agosto e início de setembro no México”, afirmou Corrêa.

Vagas

As 48 vagas são divididas igualmente entre os sexos. A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) definiu que 42 das vagas serão determinadas em qualificações continentais, no Mundial Jovem e no ranking de 1º de julho de 2018. Duas das restantes são destinadas ao país-sede e as outras quatro serão definidas pela UIPM.

O pentatlo moderno contará com atletas de 15 a 18 anos nos Jogos Olímpicos da Juventude. Das 18 vagas continentais, a Europa contará com seis participantes. África e Oceania têm direito a duas vagas, enquanto Ásia e América têm quatro. Nesta última, duas serão para os países das Américas Central e do Norte e duas para os da América do Sul. O Mundial Jovem, realizado em abril de 2018, definirá outras 12 vagas. As outras 12 serão definidas no ranking de julho de 2018.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Pentatlo Moderno