Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Com Ieda, Pentatlo já definiu 32 das 72 vagas para Tóquio

Jonne Roriz/COB

A pouco menos de um ano para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Pentatlo Moderno já definiu quase a metade do total de vagas destinas à modalidade no torneio do ano que vem. A corrida para as Olimpíadas do Japão já teve quatro de oito qualificatórias realizadas e distribuiu 32 das 72 vagas. Dentre os classificados está a brasileira Ieda Guimarães, de 18 anos.

Ieda se garantiu em Tóquio 2020 ao ser a melhor pentatleta sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no fim de julho. A conquista da brasileira veio após o quarto lugar da disputa que reuniu 32 competidoras na capital do Peru.

Além dela, outros nove pentatletas do continente (quatro mulheres e cinco homens) se garantiram em Tóquio 2020, obedecendo as regras da qualificação em cada evento individual: os dois melhores dos países das Américas do Norte e Central, os dois melhores dentre os sul-americanos e o quinto melhor de todo o continente. Cada país só pôde classificar um atleta por gênero.

EUROPA E ÁFRICA

No último fim de semana, aconteceu a qualificação europeia, que definiu 16 vagas, oito em cada gênero. Os classificados foram os oito melhores de cada disputa, desde que não tenha sido classificado anteriormente e obedecendo também o critério de um pentateta por país em cada gênero.

No fim de junho, o inglês Joseph Choong e a campeã olímpica de Londres 2012, a lituana Laura Asadauskaite, haviam garantido a vaga deles por terem sido os campeões da Final da Copa do Mundo, no Japão. O torneio serviu de evento-teste do Pentatlo Moderno para as Olimpíadas do ano que vem.

Até então, apenas os egípcios Sherif Nazeir e Haydy Morsy tinham se garantido em Tóquio 2020 ao serem os campeões africanos, no fim de fevereiro, no Cairo, Egito.

ÁSIA E OCEANIA

A próxima qualificação para os Jogos do ano que vem acontecerá no Mundial, que será realizado na Hungria, de 2 a 8 de setembro, na Hungria. Lá, mais seis vagas serão definidas (três em cada gênero).

Depois, será a vez da Ásia e da Oceania terem a sua qualificação continental, que irá definir 12 vagas (10 para a Ásia e duas para a Oceania). A qualificatória deles vai acontecer no Campeonato que irá reunir atletas dos dois continentes, de 11 a 21 de novembro, na China.

Já no ano que vem, mais seis vagas serão distribuídas no Mundial que será realizado em maio, na China. As últimas 12 serão definidas através do ranking olímpico que está sendo formado desde julho e será divulgado em 1º de junho.

Para preencher as 72 vagas, a União Internacional de Pentatlo Moderno Moderno (UIPM) reserva duas vagas para o país sede (uma em cada gênero), no caso o Japão, e outras quatro para serem distribuídas para manter o critério de universalização da modalidade.

Ainda de acordo com as regras da qualificação do Pentatlo Moderno para Tóquio 2020, cada país pode classificar até quatro pentatletas para os Jogos, dois em cada gênero.

Mais em Pentatlo Moderno